MEMES, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: ‘CONVERSAS’ COM PROFESSORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Elaine Sotero Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Brenda Coutinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50564

Palavras-chave:

Pandemia. Redes educativas. Memes.

Resumo

O foco do artigo é evidenciar a importância das tecnologias durante a pandemia do COVID-19, pois o uso dos artefatos tecnológicos está sendo cada vez mais útil nesse momento. Como o trabalho nos mostra, a tecnologia está sendo útil para que ocorram inúmeras interações, além de aulas online, criação de memes educativos, debates na internet etc.. Nesse momento, em que os encontros presenciais estão restringidos, e que as escolas estão fechadas,  a importância da educação é cada vez mais evidenciada, pois a mesma vem sendo negligenciada por governos e por outros setores da nossa sociedade. Estamos vivenciando um momento político e social que nos permite dar uma resposta contrária à banalização que vem ocorrendo na educação, ou seja, este momento contraria a posição de que a escola pode ser descartável e substituível por classes em casa, por exemplo (homeschooling). Ao contrário disso, a educação escolar se faz necessária em todos os contextos históricos da sociedade, sejam eles quais forem. Como questões sócias de gravidade, como a pandemia em curso podem de transformar em questões curriculares, mediadas pelas tecnologias e pelas criações que elas permitem? Como serão o mundo e as escolas pós pandemia é algo que estamos gestando agora e que esse artigo busca refletir.

Biografia do Autor

Elaine Sotero, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Elaine Sotero é graduada em Pedagogia pela Universidade do
Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018), com Licenciatura plena em Pedagogia para a Educação Básica. Bolsista do Laboratório Educação & Imagem/ProPEd/UERJ, coordenado pela professora Nilda Alves.

Membro do GRpesq Currículo, Redes Educativas, cotidiano
escolar, imagem, cinema e sons. Mestranda em Educação pelo ProPEd/UERJ.

Brenda Coutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Brenda Coutinho é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018), com Licenciatura plena em Pedagogia para a Educação Básica. Ex Bolsista de IC do Laboratório Educação & Imagem/ProPEd/UERJ, coordenado pela professora Nilda Alves.

 

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

SOTERO, Elaine; COUTINHO, Brenda. MEMES, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: ‘CONVERSAS’ COM PROFESSORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 67–84, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50564. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50564. Acesso em: 11 out. 2024.