TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50464Palavras-chave:
Processos de ensino e aprendizagem, múltiplas deficiências, tecnologias assistivas, comunicação alternativa, formação de professores.Resumo
Este texto é resumo de dissertação que teve como objetivo analisar processos e práticas para a aprendizagem e o desenvolvimento de quatro alunos com múltiplas deficiências. A investigação aconteceu em duas salas de recursos multifuncionais de uma escola pública do Município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, buscando em conjunto com as professoras dos educandos participantes, alternativas para as dificuldades identificadas, assim como oportunizar intervenções que contribuíssem para a formação e prática pedagógica com os referidos estudantes. Nesse contexto, com base na teoria histórico-cultural, analisamos como as áreas de tecnologia assistiva e da comunicação alternativa poderiam ser utilizadas pelas professoras a fim de atender às necessidades educacionais de seus alunos e consequentemente beneficiar o desenvolvimento da aprendizagem. A coleta de dados empregou observação participante (com registro em diário de campo), análise de vídeos e entrevistas semiestruturadas com as professoras envolvidas. Para trabalhar os dados, optamos pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, destacamos: a complexidade do trabalho pedagógico; as potencialidades de aprendizagem dos alunos com múltiplas deficiências; a necessidade de investimentos na formação de professores para a atuação com alunos com este tipo de comprometimento no AEE e; as possibilidades da utilização de recursos de tecnologias assistivas e da comunicação alternativa, funcionando como instrumentos de compensação em benefício dos processos de ensino e aprendizagem.
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