PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ANÁLISE DOS RECURSOS VISUAIS INSERIDOS EM UM LDA

Autores

  • Ellen Midiã Lima da Silva Gomes
  • Flávia Faissal de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.49323

Palavras-chave:

Pedagogia visual, Educação de surdos. Livro Digital Acessível

Resumo

O texto discute o papel dos recursos da pedagogia visual, inseridos em um livro didático digital acessível (LDA), enquanto dispositivos de acessibilidade ao conteúdo pensado para alunos surdos matriculados em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Duque de Caxias que adota como proposta pedagógica o bilinguismo. Este estudo parte do princípio de que as práticas pedagógicas embasadas na experiência visual contribuem para um melhor aprendizado de alunos surdos. A metodologia desta pesquisa embasou-se na perspectiva histórico-cultural, com viéis da pesquisa participante. Participaram do estudo 3 professoras da educação básica e 4 alunos surdos. Os resultados apontaram que: devido à aquisição tardia da língua de sinais os alunos tiveram dificuldades para compreender a Libras da janela em Libras, sendo necessária a mediação pedagógica; o uso de vídeos e ilustrações embasados na pedagogia visual contribuiu para a compreensão do conteúdo pelos alunos; apesar dos recursos da pedagogia visual no LDA, as estratégias de mediação entre alunos e professoras foram fundamentais para que os conteúdos ganhassem significado, como o uso de objetos pedagógicos e do próprio corpo. Assim, este estudo revelou que o LDA isoladamente não promoveu significado para os alunos surdos, sendo necessário o uso de estratégias de mediação a partir das interações entre alunos e professores.

Biografia do Autor

Ellen Midiã Lima da Silva Gomes

Licenciada em Pedagogia pela Universidade UNIGRANRIO (2016), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - UERJ/FEBF (2019). 

Flávia Faissal de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação Física junto a Pessoas Portadoras de Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (respectivamente: 2001 e 2013) e Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEduc/IM/UFRRJ).

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

LIMA DA SILVA GOMES, Ellen Midiã; DE SOUZA, Flávia Faissal. PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ANÁLISE DOS RECURSOS VISUAIS INSERIDOS EM UM LDA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 99–120, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.49323. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/49323. Acesso em: 4 out. 2024.