ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E TENSÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33476Keywords:
Prática pedagógica, Tecnologias da Informação e Comunicação, formação continuada.Abstract
Este artigo é centralizado em discutir as dificuldades do corpo docente na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na prática pedagógica. O objetivo principal da pesquisa é identificar os problemas que causam a falta de preparo, de orientação, de investimento e, até, de interesse por parte dos educadores. A pesquisa traz à tona as questões do despreparo e das barreiras que os professores encontram na utilização das TICs e os receios que os mesmos têm em usá-las, além de buscar explicações para a baixa aplicação de recursos pelo governo, local onde serão realizadas as pesquisas que buscarão responder às questões aqui elencadas e soluções para o desafio de unir tecnologia e educação.
References
ATHAYDE, Rafael. Jogos Digitais na Educação Física Escolar: JUST DANCE NOW vai para sala de aula. UFSC. Florianópolis, SC. 2016.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca. Inclusão digital – polêmica contemporânea. UFBA. Salvador, BA. EDUFBA. 2013.
CANTINI, Marcos Cesar; BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; FARIA, Daniel da Silva; FABRÍCIO, Fernanda Biazetto Vilar; BASZTABIN, Rogério; MATOS, Elizete. O Desafio do Professor Frente as Novas Tecnologias. S/D.
CGI.br. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2015. Disponível em <https://www.cgi.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2015/>. Acesso em 20/SET/2017.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do. Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática, Porto Alegre, RS. 2013.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do; FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino. Jogos Eletrônicos e Educação: Um Diálogo Possível com a Escola. Rio de Janeiro, RJ. 2009.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sobre o ProInfo. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/programas/proinfo/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-proinfo>. Acesso em 18/SET/2017.
FONSECA, Elias Antonio Almeida da; BARRÉRE, Eduardo. Possibilidades e Desafios na Utilização e Seleção de TDIC para o Ensino de Matemática em Escolas Públicas. ULBRA, Canoas, RS. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, RJ. 1987.
GOULART, Nathalia. Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação. Disponível em <http://veja.abril.com.br/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-e-educacao-2/>. VEJA.com. 2010. Acessado em 28/AGO/2017.
Jornal Nacional. Parte dos professores acha o computador desnecessário no ensino. Disponível em <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/09/parte-dos-professores-acha-computador-desnecessario-no-ensino.html>. Acessado em 29/AGO/2017.
LEMGRUBER, Márcio Silveira. Educação a Distância: para além dos caixas eletrônicos. UFJF. S/D.
MARCON, Karina; MACHADO, Juliana Brandão; CARVALHO, Marie Jane Soares. Arquiteturas Pedagógicas e Redes Sociais: Uma experiência no Facebook. UFRGS, Rio de Janeiro, RJ. 2012.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação Docente e Novas Tecnologias. Disponível em <http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/210M.pdf>. Brasília, DF. 1998. Acessado em 28/AGO/2017.
Ministério da Educação (MEC). Programas do MEC voltados à formação de professores. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=15944>. Acessado em 01/SET/2017.
Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Básica. Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, DF. 2017.
Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação a Distância (SEED). Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE/Caracterização e Critérios para Criação e Implantação. Brasília, DF. S/D.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. São Paulo, PR. 2004.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus, 2000.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIBERCULTURA: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Salvador, BA. 2002.
SANTOS, José Vicente dos. Formação do Professor Frente às Novas Tecnologias. S/D.
SILVA, Valdirene Maria da; SILVA Sandra Regina Paz da. A Introdução da Informática na Prática Pedagógica dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Marechal Deodoro. Marechal Deodoro, AL. 2009-2010.
UNESCO. Padrões de Competência em TIC para Professores - Diretrizes de implementação Versão 1.0. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf>. Acessado em 05/SET/2017.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A questão da formação do professor. PUC-SP, São Paulo, SP. 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).