Tessituras das políticas educativas para integração das TIC na escola: um estudo comparado entre Brasil e Espanha
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30460Palavras-chave:
Políticas transnacionais, globalização, educação, TIC, estudo comparadoResumo
O objetivo desse artigo é apresentar os resultado de um estudo comparado entre as políticas educativas para integração das TIC na escola, no Brasil e na Espanha, analisando possíveis convergências e divergências, com foco nas influências da globalização no contexto internacional e nacional dessas políticas. A abordagem da investigação é predominantemente qualitativa e quanto ao procedimento é de natureza documental, por meio do método do estudo comparado. Como técnica de coleta de dados utilizamos a análise documental. Nesse sentido, recorremos a fontes tais como: leis, resoluções, decretos, normas, pareceres, informes oficiais e relatórios técnicos. Tratando sobre as políticas transnacionais para integração das TIC, identificamos a influência da globalização na formulação dessas políticas no Brasil e na Espanha, apresentando alguns pontos de convergência, evidenciando que a globalização tem gerado processos de reformas nos sistemas educativos no Brasil e principalmente na Espanha. Esses processos têm apontado para a criação de modelos educativos largamente estandardizados através de políticas educativas de natureza transnacional.Downloads
Publicado
2017-11-04
Como Citar
SILVA, José Gomes da; PORTO, Cristiane Magalhães; LINHARES, Ronaldo Nunes. Tessituras das políticas educativas para integração das TIC na escola: um estudo comparado entre Brasil e Espanha. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 98–114, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30460. Acesso em: 6 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Fluxo Contínuo
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