GIGANTE COM PÉS DE BARRO: 100 NOVOS CAMPI - POLÍTICA DE EXPANSÃO OU DE MULTIPLICAÇÃO DE PROBLEMAS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92429Resumo
Por meio de uma metodologia qualitativa, crítico-analítica, que articula análise documental e revisão bibliográfica, este artigo analisa o anúncio de criação de 100 novos campi para os Institutos Federais. A análise confronta o discurso político de expansão com os diagnósticos técnicos dos acórdãos 506/2013 e 986/2024 do Tribunal de Contas da União. O estudo demonstra que a decisão ignora alertas sobre graves e crônicos problemas estruturais na rede, como evasão, precarização docente e falhas de governança. Argumenta-se que a expansão, nestes moldes, revela um viés mais político do que educacional, priorizando o impacto do anúncio em detrimento da consolidação necessária. A conclusão aponta que, em vez de fortalecer o projeto, a medida arrisca multiplicar as fragilidades já existentes, transformando a rede em um “gigante com pés de barro” e comprometendo a promessa de uma educação de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sandro Baldo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.