GIGANTE COM PÉS DE BARRO: 100 NOVOS CAMPI - POLÍTICA DE EXPANSÃO OU DE MULTIPLICAÇÃO DE PROBLEMAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92429

Resumo

Por meio de uma metodologia qualitativa, crítico-analítica, que articula análise documental e revisão bibliográfica, este artigo analisa o anúncio de criação de 100 novos campi para os Institutos Federais. A análise confronta o discurso político de expansão com os diagnósticos técnicos dos acórdãos 506/2013 e 986/2024 do Tribunal de Contas da União. O estudo demonstra que a decisão ignora alertas sobre graves e crônicos problemas estruturais na rede, como evasão, precarização docente e falhas de governança. Argumenta-se que a expansão, nestes moldes, revela um viés mais político do que educacional, priorizando o impacto do anúncio em detrimento da consolidação necessária. A conclusão aponta que, em vez de fortalecer o projeto, a medida arrisca multiplicar as fragilidades já existentes, transformando a rede em um “gigante com pés de barro” e comprometendo a promessa de uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Baldo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Sudeste de Minas Gerais

Docente efetivo no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, especificamente lotado no Campus Santos Dumont. Detentor do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, conferido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui especialização nas áreas de Gestão Pública e Finanças, bem como em Docência para Educação Superior, consolidadas por cursos de pós-graduação. Alcançou a graduação em Administração pela Faculdade Juiz de Fora (FJF) em 2013, integrando uma turma distinguida pela obtenção da nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Adicionalmente, detém formação técnica em Mecânica com ênfase em Manutenção, obtida no Centro de Formação Profissional José Fagundes Netto, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atualmente, direciona seu foco acadêmico para investigações e pesquisas voltadas à Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase nas contribuições proporcionadas pelas Metodologias Ativas para aprimoramento desta modalidade de ensino.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

BALDO, Sandro. GIGANTE COM PÉS DE BARRO: 100 NOVOS CAMPI - POLÍTICA DE EXPANSÃO OU DE MULTIPLICAÇÃO DE PROBLEMAS?. Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.92429. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/92429. Acesso em: 3 dez. 2025.