O CURRÍCULO INTEGRADO PARA ALÉM DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO:

A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRADA NA FORMAÇÃO CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE

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DOI :

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81950

Résumé

No Brasil, a educação historicamente atuou como um mecanismo de conformação de classes, reproduzindo desigualdades e dualidades que são produzidas e garantem a permanência do status quo de dependência, atraso e subdesenvolvimento. Com a educação profissional e tecnológica (EPT) não foi diferente. Pesquisas de Cunha (2005) indicam que a formação técnica para o trabalho sempre foi relegada para os desvalidos da sorte e da fortuna, órfãos, menores infratores e filhos das famílias pobres e miseráveis. É evidente que com o passar dos anos, a Rede Federal de EPT sofreu inúmeras reformas e adaptações, mas ainda sim, permanece em sua concepção uma herança dualista e comprometida com a desigualdade.

Nesse sentido, o objetivo desse texto é refletir sobre as bases teóricas que fundamentam a educação integrada e sinalizar para a necessidade de se buscar a integração para além do ensino médio. Isso implica em ampliar os esforços para a superação da dualidade educacional que marca nossa história. Não se pretende que este tema seja visto como uma inovação referente a uma nova leitura acerca da integração. Muito pelo contrário: o que se deseja é desenvolver uma percepção acerca do conceito e da necessidade da integração para além do ensino médio, aprofundando e alargando o seu entendimento.

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Publié-e

2024-05-02

Comment citer

Fávero de Oliveira, T., & Baldo, S. (2024). O CURRÍCULO INTEGRADO PARA ALÉM DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO:: A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRADA NA FORMAÇÃO CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81950