EL PAPEL DE LA TECNOLOGÍA ASISTENTE EN LA MEDIACIÓN DEL APRENDIZAJE:

Retos y perspectivas para la práctica de la enseñanza inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80021

Palabras clave:

Tecnología de Asistencia, Educación inclusiva, Mediación Pedagógica, Formación Continua

Resumen

La presencia de las tecnologías y las telecomunicaciones ha aportado nuevas dinámicas a la forma en que nos comunicamos, informamos y, sobre todo, aprendemos. A partir de nuevos lenguajes, medios de comunicación y nuevas metodologías, el papel del docente se centra no sólo en la relación profesor-alumno, sino, sobre todo, en la relación profesor-conocimiento-alumno, en la que el docente no se ve más. sólo como transmisor de conocimientos, pero poseyendo una actitud y comportamiento de “mediador”, un facilitador, estimulador o motivador del aprendizaje, que ayuda activamente al alumno a alcanzar sus objetivos. En este contexto, el objetivo de este estudio es presentar y discutir cómo nuevas metodologías y recursos, basados ​​en Tecnologías de Asistencia (TA), pueden contribuir a mejorar el aprendizaje, involucrando a profesores y estudiantes. Para sustentar este estudio, se utilizó como recurso metodológico la investigación bibliográfica exploratoria con el propósito de contribuir a un análisis reflexivo sobre el tema. A partir de la investigación realizada, fue posible darse cuenta de que los recursos y servicios caracterizados como TA, utilizados por los docentes, ofrecen varias estrategias pedagógicas que pueden optimizar sus prácticas, como mediadores del proceso y que muchas veces son esenciales para facilitar, o incluso superar las barreras físicas y de actitud que pueden obstaculizar la escolarización, las adaptaciones curriculares y el desarrollo de los estudiantes. Sin embargo, en relación a los procesos de formación, aún requieren innovaciones y nuevas dinámicas de uso y esta ha sido una de las mayores preocupaciones para el desarrollo de la práctica inclusiva.

Biografía del autor/a

Sandra Regina Barbosa, UFF - Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, professora, especialização em Psicopedagogia. Com formação também na área de Tecnologia (Análise de Sistemas e especialização em Designer Gráfico). Mestre em Diversidade e Inclusão no CMPDI da Universidade Federal Fluminense/UFF (2017) e Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão no PGCTIn, Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Acordo de Cooperação Acadêmico, no primeiro semestre/2022, entre UFF e UNIROMA4 "Foro Italico", Roma, Itália (doutorado sanduíche). 

Concursada da Rede de Ensino FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Setor Espaço de Inclusão, do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro - ISERJ/FAETEC, na gestão 2009/2019. Coordenadora Editorial do Selo Hypatia da Conectar Editora. 

Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - NEEI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Membro do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão - GIEI.

 

Edicléa Mascarenhas Fernandes, UERJ

Profa. Doutora em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher/ FIOCRUZ. Mestre em Educação/UERJ. Professora Associada da UERJ. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense - CMPDI/UFF e Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas/ FEBF UERJ. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva - NEEI/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para Alunos com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação.

 

 

Helio Ferreira Orrico, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2011), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Possui graduação e Licenciatura em Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza (1996) e Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio (1986). Psicólogo clínico, Professor de Ensino Superior com atuação em cursos de graduação presenciais e a distância nas áreas de Administração e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Psicologia Organizacional, Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Nos cursos de pós-graduação, leciona as disciplinas de Tópicos Especiais em Ciência Cognitiva e Psicologia da Educação com ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Exerce a docência nos cursos de Mestrado em Diversidade e Inclusão, Gestão Integrada,. .Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia. Tutor do Curso de Administração Pública UFF/ CEDERJ. Analista do Seguro Social com Formação em Psicologia, aposentado onde atuou na Administração Pública Federal nas área de: Treinamento e Desenvolvimento do Instituto Nacional do Seguro Social, Coordenador do Setor de Qualidade de Vida. integrante do Grupo de Pesquisa de Produção de Material Didático Acessível. Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Amplo engajamento na área social, participando de organizações do 3º setor atuando na área de inclusão social da pessoa com deficiência. É Conselheiro do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias. e São João de Meriti. Atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, educação inclusiva, psicologia social, psicologia clínica e organizacional, gestão, práticas institucionais, práticas pedagógicas, análise de discurso, educação especial e recursos de acessibilidade.

 

Citas

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Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Barbosa, S. R., Fernandes, E. M., & Orrico, H. F. (2024). EL PAPEL DE LA TECNOLOGÍA ASISTENTE EN LA MEDIACIÓN DEL APRENDIZAJE:: Retos y perspectivas para la práctica de la enseñanza inclusiva. Periferia, 16(1), e80021. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80021

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