THE ROLE OF ASSISTANT TECHNOLOGY IN MEDIATION OF LEARNING:

Challenges and Perspectives for the Practice of Inclusive Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80021

Keywords:

Assistive Technology, Inclusive education, Pedagogical Mediation, Continuing Training

Abstract

The presence of technologies and telecommunications has brought new dynamics to the way we communicate, inform and, above all, learn. Based on new languages, means of communication and new methodologies, the role of the teacher focuses not only on the teacher-student relationship, but, above all, on the relationship between teacher-knowledge-student, in which the teacher is not more seen only as a transmitter of knowledge, but possessing an attitude and behavior of a “mediator”, a facilitator, encourager or motivator of learning, who actively helps the learner reach their goals. In this context, the objective of this study is to present and discuss how new methodologies and resources, based on Assistive Technology (AT), can contribute to improving learning, involving teachers and students. To support this study, exploratory bibliographical research was used as a methodological resource with the purpose of contributing to a reflective analysis on the topic. Based on the research carried out, it was possible to realize that the resources and services characterized as AT, used by teachers, offer several pedagogical strategies that can optimize their practices, as mediators of the process and that are often essential to facilitate, or even to overcome physical and attitudinal barriers that can hinder schooling, curricular adaptations and student development. However, in relation to training processes, they still require innovations and new dynamics of use and this has been one of the major concerns for the development of inclusive practice.

Author Biographies

Sandra Regina Barbosa, UFF - Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, professora, especialização em Psicopedagogia. Com formação também na área de Tecnologia (Análise de Sistemas e especialização em Designer Gráfico). Mestre em Diversidade e Inclusão no CMPDI da Universidade Federal Fluminense/UFF (2017) e Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão no PGCTIn, Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Acordo de Cooperação Acadêmico, no primeiro semestre/2022, entre UFF e UNIROMA4 "Foro Italico", Roma, Itália (doutorado sanduíche). 

Concursada da Rede de Ensino FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Setor Espaço de Inclusão, do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro - ISERJ/FAETEC, na gestão 2009/2019. Coordenadora Editorial do Selo Hypatia da Conectar Editora. 

Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - NEEI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Membro do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão - GIEI.

 

Edicléa Mascarenhas Fernandes, UERJ

Profa. Doutora em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher/ FIOCRUZ. Mestre em Educação/UERJ. Professora Associada da UERJ. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense - CMPDI/UFF e Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas/ FEBF UERJ. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva - NEEI/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para Alunos com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação.

 

 

Helio Ferreira Orrico, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2011), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Possui graduação e Licenciatura em Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza (1996) e Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio (1986). Psicólogo clínico, Professor de Ensino Superior com atuação em cursos de graduação presenciais e a distância nas áreas de Administração e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Psicologia Organizacional, Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Nos cursos de pós-graduação, leciona as disciplinas de Tópicos Especiais em Ciência Cognitiva e Psicologia da Educação com ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Exerce a docência nos cursos de Mestrado em Diversidade e Inclusão, Gestão Integrada,. .Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia. Tutor do Curso de Administração Pública UFF/ CEDERJ. Analista do Seguro Social com Formação em Psicologia, aposentado onde atuou na Administração Pública Federal nas área de: Treinamento e Desenvolvimento do Instituto Nacional do Seguro Social, Coordenador do Setor de Qualidade de Vida. integrante do Grupo de Pesquisa de Produção de Material Didático Acessível. Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Amplo engajamento na área social, participando de organizações do 3º setor atuando na área de inclusão social da pessoa com deficiência. É Conselheiro do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias. e São João de Meriti. Atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, educação inclusiva, psicologia social, psicologia clínica e organizacional, gestão, práticas institucionais, práticas pedagógicas, análise de discurso, educação especial e recursos de acessibilidade.

 

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Published

2024-04-29

How to Cite

Barbosa, S. R., Fernandes, E. M., & Orrico, H. F. (2024). THE ROLE OF ASSISTANT TECHNOLOGY IN MEDIATION OF LEARNING: : Challenges and Perspectives for the Practice of Inclusive Teaching. Periferia, 16(1), e80021. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80021

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Section

Dossier