DECOLONIZAR O CURRÍCULO É POSSÍVEL? APONTAMENTOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78553Palabras clave:
Currículo, Decolonialidade, Interculturalidade crítica, Antirracismo.Resumen
A pandemia da COVID-19 exacerbou os efeitos do neoliberalismo no campo educacional. As ideias neoliberais veem a educação como consumo em vez de um lugar de conhecimento. A educação focada no estímulo de competências e habilidades acelera a disputa por resultados imediatos na era da globalização, comercialização e sucateamento da força de trabalho, promovendo tanto a liberdade de competição em um mercado global, quanto o aumento do poder da iniciativa privada, com a ampliação da ideia de empreendedorismo e a redução dos gastos do governo em serviços sociais, incluindo saúde e educação. O presente artigo tem como principal objetivo trazer algumas reflexões a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir do olhar decolonial (GROSFOGUEL, 2007; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 1995; QUIJANO, 2005; 2007), intercultural crítico (WALSH, 2001; 2005; 2006; 2007; 2009) e antirracista (JANOARIO, 2016; 2020; KENDI, 2020) por meio de uma discussão bibliográfica, tendo em vista a necessidade de apresentar filosofias alternativas que possam fornecer outras possibilidades de se pensar o currículo e a educação brasileira.
Citas
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CANEN, A.; MOREIRA, B. F. A. (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
FERRAÇO, E. C. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo (org.). São Paulo: Cortez, 2005.
GARCIA L. R; MOREIRA B. F. A. (org.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GROSFOGUEL, R. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias decoloniais. In: Ciência e cultura. São Paulo: v. 59, n. 2, p. 32-35, 2007.
JANOARIO, R. S. Não basta ser contra o racismo é preciso ser antirracista. In:
JANOARIO e PELUSO (org.) Diferencia y reconocimiento. Apuntes para deconstruir la ideología de la normalidad. Montevideo, Área de Estudios Sordos/FHCE/UdelaR,2020, p. 191-206. Disponível em: http://www.tuilsu.edu.uy/biblioteca/espanol/janoarioypeluso2020.pdf Acesso em: jan de 2023.
JANOARIO, R. S. Por uma pedagogia antirracista: reflexões sobre a desigualdade racial e o ensino superior no Brasil. In: Marcia Moraes. (Org.). Questões da Educação. 1ed.Rio de Janeiro: iVentura, 2016, v. 1, p. 15-36.
KENDI, I. X., 2020. Como ser antirracista. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020
LOPES, C. A; MACEDO E. Políticas de Currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. pp. 127-167.
MIGNOLO, W. D. The darker side of the Renaissance: literacy, territoriality and colonization. Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1995.
MOREIRA, B. F. A. (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MOREIRA, B. F. A. (org.). Currículo: Políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 1999.
MOREIRA, B. F. A; SILVA T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999b.
QUIJANO, A., ‘Coloniality and Modernity/Rationality’, Cultural Studies, 21(2-3), 2007, pp. 168–178.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 227-277.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas, SP. Autores associados, 2005.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista e Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, n. 4, p. 54-84, 2016.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
WALSH, C. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional "Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad", Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.
WALSH, C. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento 'otro' desde la diferencia colonial". In: WALSH, C.; LINERA, A. G.; MIGNOLO, W. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 21-70.
WALSH, C. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.
WALSH, C. La educación Intercultural en la Educación Peru: Ministerio de Educación. (documento de trabalho), 2001.
WALSH, C. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).