EDUCAÇÃO INFANTIL, ANTIRRACISMO E MULTICULTURALISMO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66014Palabras clave:
Educação Infantil, Antirracismo, RepresentatividadeResumen
Em um país como o Brasil, violentamente marcado por práticas institucionais que reverberam e exalam racismo estrutural, quanto antes as iniciativas antirracistas forem incorporadas no cotidiano e currículo escolar, maiores serão as oportunidades para que crianças pequenas constituam suas experiências tendo como referência as contribuições da identidade negra. Nesse sentido, o presente texto, ao trazer o professor da educação básica como sujeito da práxis, busca estabelecer uma discussão com base em uma etnografia da prática escolar. A práxis em questão assume como objetivo enfatizar o antirracismo e o multiculturalismo como bases para estratégias de resistência, de modo que sujeitos escolares se constituam com e pela representatividade da identidade étnico-racial tão marginalizada pelo racismo estrutural. Adota-se, como referencial teórico, o multiculturalismo, destacando suas vertentes crítica e pós-colonial e as contribuições do pensamento antirracista. Diante da complexidade do racismo e seus desdobramentos perversos que asfixiam identidades e atravessam subjetividades, defende-se a importância da incorporação da luta antirracista na educação infantil, uma vez que corrobora para a construção de referências étnico-raciais para crianças pequenas. Além disso, a representatividade materializada na ancoragem social pelo sujeito professor/ professora antirracista e negro extrapola a prática de valorização ou celebração da identidade negra, geralmente potencializada em novembro em função das celebrações referentes à data comemorativa da consciência negra.Descargas
Publicado
2022-03-24
Cómo citar
Gonçalves, A. do C. C., & Ivenicki, A. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL, ANTIRRACISMO E MULTICULTURALISMO. Periferia, 13(3), 75–95. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66014
Número
Sección
Dossier
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).