Expressão corporal e ludicidade na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63284

Palabras clave:

expressão corporal, brincar, primeira infância, narração de histórias, educação infantil

Resumen

Este artigo trata do entrecruzamento dos universos da primeira infância, do brincar e da expressão corporal, buscando contribuir para a reflexão a respeito da dimensão lúdico-corporal nas práticas pedagógicas voltadas para essa faixa educacional. Serão abordados aspectos metodológicos e práticos, especificamente voltados para o trabalho com crianças de 3 a 5 anos de idade, que articulam artes e fazeres integrados, como a expressão corporal, a brincadeira, e a contação de histórias. De forma mais detalhada e aprofundada, trataremos dos seguintes tópicos: a dimensão lúdico-corporal na primeira infância; a análise de práticas de sensibilização e de criação em atividades lúdico-corporais; o planejamento de atividades lúdico-corporais (criação de roteiros, estabelecimento de ritmos para a atividade, uso dos espaços etc.); as possibilidades criativas no trabalho com histórias curtas, tendo a expressão corporal como uma de suas principais linguagens; e a integração das contribuições criativas das crianças, de modo que estas sejam tratadas sujeitos ativos nas atividades das quais participam. 

Biografía del autor/a

Tamara Grigorowitschs, Lycée Français de Montevideo (Lycée français Jules-Supervielle)

2021Docente. Lycée Français de Montevideo (Lycée français Jules-Supervielle), Montevideo, Uruguai.2016-2019Artista e educadora autônoma - Sesc São Paulo, Sesc Campinas, Sesc Jundiaí, Sesc Osasco.2016Educadora. Casa do Migrante - Centro de estudos migratórios.2015Educadora. ADUS - Instituto de Reintegração do Refugiado.2013-2014Tradutora autônoma: português - alemão.2012Doutorado em Sociologia. 
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil. 
com período sanduíche em HUMBOLDT-UNIVERSITÄT ZU BERLIN (Orientador: Prof. Dr. Wilfried Nippel). 
Título: Sociologia, História e Sociologia Histórica: Uma análise dos escritos de Max Weber sobre a Antigüidade, Ano de obtenção: 2012. 
Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio Pinheiro Filho. 
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. 2004 - 2007Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: Jogo, processos de socialização e mimese. Uma análise sociológica do jogar infantil coletivo no recreio escolar e suas relações de gênero.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Cláudia Pereira Vianna.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 2005 - 2006Mestrado em Sociologia. 
Universität Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha. 
Título: Jogo, processos de socialização e mimese.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Baldo Blinkert.1997 - 2001Graduação em ciencias sociais. 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Publicado

2022-03-24

Cómo citar

Grigorowitschs, T. (2022). Expressão corporal e ludicidade na educação infantil. Periferia, 13(3), 194–210. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63284