POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR GEOGRÁFICO À COMUNIDADE REMANESCENTE MUQUÉM
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55960Palabras clave:
educação do campo, quilombola, ComunidadeResumen
A educação é um direito universal para todo cidadão, independente de etnia e classe social. A educação escolar quilombola vem enfrentando inúmeros desafios ao longo dos anos, pois essa problemática é vestígio da negação histórica da educação para a população negra. Isso decorre de uma configuração socioespacial de como a sociedade brasileira foi formada. O presente trabalho tem o objetivo de enfatizar a importância da educação quilombola no campo tendo como recorte espacial a comunidade de remanescente quilombola Muquém, dando ênfase ao currículo quilombola escolar desenvolvido por meio da lei 10.639/2003. A pesquisa participante envolveu alunos do 6º, 7º, e 9º ano da escola do Muquém, diretores e moradores da comunidade. O trabalho baseia-se no estudo documental, pesquisa de campo abordando o caráter qualitativo tendo como embasamento teórico Paulo Feire (1987) com sua contribuição sobre a temática da educação no campo para a formação da cidadania. Para melhor aprofundamento foi necessário para coleta de dados aplicação de questionários para alunos e entrevistas a moradores e gestão escolar da comunidade acerca da presença da escola na localidade. Os resultados mostram que através da lei nacional que visa o estudo do ensino da cultura negra brasileira e raízes africanas é com muitos esforços e dedicação que a comunidade vem trabalhando projetos pedagógicos que possibilitem uma nova construção da história do povo negro. Após a enchente de 2010 desenvolveu nos últimos 7 anos um currículo pedagógico que visa os princípios morais como o respeito mútuo, a cidadania e a diversidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).