POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR GEOGRÁFICO À COMUNIDADE REMANESCENTE MUQUÉM
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55960Keywords:
educação do campo, quilombola, ComunidadeAbstract
A educação é um direito universal para todo cidadão, independente de etnia e classe social. A educação escolar quilombola vem enfrentando inúmeros desafios ao longo dos anos, pois essa problemática é vestígio da negação histórica da educação para a população negra. Isso decorre de uma configuração socioespacial de como a sociedade brasileira foi formada. O presente trabalho tem o objetivo de enfatizar a importância da educação quilombola no campo tendo como recorte espacial a comunidade de remanescente quilombola Muquém, dando ênfase ao currículo quilombola escolar desenvolvido por meio da lei 10.639/2003. A pesquisa participante envolveu alunos do 6º, 7º, e 9º ano da escola do Muquém, diretores e moradores da comunidade. O trabalho baseia-se no estudo documental, pesquisa de campo abordando o caráter qualitativo tendo como embasamento teórico Paulo Feire (1987) com sua contribuição sobre a temática da educação no campo para a formação da cidadania. Para melhor aprofundamento foi necessário para coleta de dados aplicação de questionários para alunos e entrevistas a moradores e gestão escolar da comunidade acerca da presença da escola na localidade. Os resultados mostram que através da lei nacional que visa o estudo do ensino da cultura negra brasileira e raízes africanas é com muitos esforços e dedicação que a comunidade vem trabalhando projetos pedagógicos que possibilitem uma nova construção da história do povo negro. Após a enchente de 2010 desenvolveu nos últimos 7 anos um currículo pedagógico que visa os princípios morais como o respeito mútuo, a cidadania e a diversidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).