O CAMPO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O POTENCIAL DO RÁDIO NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.53464Palabras clave:
interdisciplinaridade, educação, comunicação, JC Papo Reto, rádio comunitária.Resumen
O presente artigo tem por objetivo descrever a contribuição e uso do rádio como meio de produção de conteúdo educativo por alunos no programa JC Papo Reto, veiculado aos sábados no período matutino, pela emissora comunitária Norte FM, de Cascavel-PR. Nos últimos anos observou-se um aumento de estudos e práticas a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação – TIC em sala de aula, pela identificação, por parte do professor, sobre as potencialidades que podem oferecer. Para tanto, o rádio tem sido com frequência apropriado como ferramenta de estímulo ao conhecimento, uma vez que pode potencializar o ensino e aprendizagem. A pesquisa é um estudo de caso com levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, realizada entre os dias 09 de dezembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020. O estudo demonstrou que o programa JC Papo Reto tem sido um espaço democrático na mídia, contemplando a produção e estímulo ao conhecimento, trabalho coletivo, construção de projetos, pensamento crítico, desenvolvimento da escrita e expressão. Além disso, destaca-se a construção da autonomia e formação de comunicadores comunitários.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).