O CAMPO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O POTENCIAL DO RÁDIO NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.53464Keywords:
interdisciplinaridade, educação, comunicação, JC Papo Reto, rádio comunitária.Abstract
O presente artigo tem por objetivo descrever a contribuição e uso do rádio como meio de produção de conteúdo educativo por alunos no programa JC Papo Reto, veiculado aos sábados no período matutino, pela emissora comunitária Norte FM, de Cascavel-PR. Nos últimos anos observou-se um aumento de estudos e práticas a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação – TIC em sala de aula, pela identificação, por parte do professor, sobre as potencialidades que podem oferecer. Para tanto, o rádio tem sido com frequência apropriado como ferramenta de estímulo ao conhecimento, uma vez que pode potencializar o ensino e aprendizagem. A pesquisa é um estudo de caso com levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, realizada entre os dias 09 de dezembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020. O estudo demonstrou que o programa JC Papo Reto tem sido um espaço democrático na mídia, contemplando a produção e estímulo ao conhecimento, trabalho coletivo, construção de projetos, pensamento crítico, desenvolvimento da escrita e expressão. Além disso, destaca-se a construção da autonomia e formação de comunicadores comunitários.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).