EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM CONTEXTO PERIFÉRICO: Preservação da igreja de São Daniel em Manguinhos/ RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48752Palabras clave:
patrimônio cultural, sociedade, território, educação patrimonialResumen
Este trabalho aborda a preservação do patrimônio cultural sob a ótica da educação patrimonial frente às mudanças socioculturais, políticas e ambientais em contexto periférico. Nesse sentido, é realizado um ensaio acerca da igreja de São Daniel Profeta, em contexto contemporâneo e em território conflagrado pela violência armada. Sua construção ocorreu no âmbito da década de 1960, por iniciativa do Estado da Guanabara, através de mobilização da primeira-dama, e representou a postura do Estado no desenvolvimento de políticas civilizatórias, atreladas à pedagogia cristã, aos habitantes das favelas e conjuntos proletários. Portanto, a existência da igreja influenciaria a vida dos moradores, por meio de seus símbolos, não se restringindo a uma construção populista idealizada para entreter a população, pois durante muitos anos possuiu intensa atividade cultural, como ponto turístico-religioso, regionalmente. Dada significância cultural, e autoria do projeto pelo renomando arquiteto Oscar Niemeyer, a igreja foi o primeiro tombamento de arquitetura moderna, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC. Hoje se encontra descaracterizada formalmente, pela ampliação do seu processo de periferização e descaso pelos que deveriam zelar oficialmente por sua proteção. No entanto sua valorização e preservação são dadas através dos movimentos sociais e coletivos por parte dos fiéis e moradores da favela de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, local onde a “hóstia” está inserida. Dessa forma, as narrativas e memórias dos fiéis em torno das relações socioculturais com o bem em questão trazem a tona reflexões acerca da participação social e organização política nos processos patrimoniais em periferias urbanas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).