EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM CONTEXTO PERIFÉRICO: Preservação da igreja de São Daniel em Manguinhos/ RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48752Keywords:
patrimônio cultural, sociedade, território, educação patrimonialAbstract
Este trabalho aborda a preservação do patrimônio cultural sob a ótica da educação patrimonial frente às mudanças socioculturais, políticas e ambientais em contexto periférico. Nesse sentido, é realizado um ensaio acerca da igreja de São Daniel Profeta, em contexto contemporâneo e em território conflagrado pela violência armada. Sua construção ocorreu no âmbito da década de 1960, por iniciativa do Estado da Guanabara, através de mobilização da primeira-dama, e representou a postura do Estado no desenvolvimento de políticas civilizatórias, atreladas à pedagogia cristã, aos habitantes das favelas e conjuntos proletários. Portanto, a existência da igreja influenciaria a vida dos moradores, por meio de seus símbolos, não se restringindo a uma construção populista idealizada para entreter a população, pois durante muitos anos possuiu intensa atividade cultural, como ponto turístico-religioso, regionalmente. Dada significância cultural, e autoria do projeto pelo renomando arquiteto Oscar Niemeyer, a igreja foi o primeiro tombamento de arquitetura moderna, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC. Hoje se encontra descaracterizada formalmente, pela ampliação do seu processo de periferização e descaso pelos que deveriam zelar oficialmente por sua proteção. No entanto sua valorização e preservação são dadas através dos movimentos sociais e coletivos por parte dos fiéis e moradores da favela de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, local onde a “hóstia” está inserida. Dessa forma, as narrativas e memórias dos fiéis em torno das relações socioculturais com o bem em questão trazem a tona reflexões acerca da participação social e organização política nos processos patrimoniais em periferias urbanas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).