DIÁLOGOS TÔNICOS COM CRIANÇAS SURDAS A PARTIR DE PRÁTICAS PSICOMOTORAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29028Palabras clave:
diálogos tônicos, crianças, surdez, psicomotricidade, filosofia nietzschianaResumen
DOI: 10.12957/periferia.2017.29028
O presente artigo tem a pretensão de convidar o leitor a refletir sobre os diálogos tônicos que ocorrem com crianças surdas no contexto da Educação Infantil, especificamente no Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado no Rio de Janeiro. Pelo olhar da Psicomotricidade, dos estudos sobre surdez e da filosofia nietzschiana que aborda o corpo como vontade de potência, são apresentados recortes de uma pesquisa de campo com crianças que possibilitam ampliar as reflexões e repensar as práticas e os diálogos estabelecidos com crianças surdas através de seus corpos: o que se evidencia, o que se aprisiona e o que se potencializa? Como olhar para as crianças surdas em suas potencialidades a partir dos diálogos tônicos estabelecidos? Como empoderá-las diante de uma sociedade que não reconhece o valor dos sujeitos surdos? A Psicomotricidade traz possibilidades de desenvolver outras formas potentes não só de comunicação, mas também de atuação e apreensão do mundo em que vivem. Através de uma educação psicomotora, é possível perceber o corpo como fio condutor de todo esse processo e as crianças são convidadas a perceberem seus corpos pela saúde e pela sua força. A deficiência é afirmada, mas se torna algo menor diante de tantas possibilidades vitais, potentes e relacionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).