IMPLICAÇÕES DOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28777Palabras clave:
educação especial, deficiência intelectual, distúrbios respiratórios do sono, revisão sistemáticaResumen
Nos últimos anos, as pesquisas sobre os distúrbios respiratórios do sono em crianças e adolescentes com desenvolvimento típico têm ampliado. As pesquisas constataram que o sono de má qualidade interfere nas competências físicas e intelectivas do ser humano. Como seria a influência desse distúrbio em educandos com deficiência intelectual? O estudo teve por objetivo verificar e analisar nas publicações científicas a influência dos distúrbios respiratórios do sono em escolares com deficiência intelectual. Trata-se um delineamento sistemático de cunho qualitativo. O levantamento foi realizado no período que compreende os anos de 2000 a 2016. Os artigos estavam indexados bases de dados EBSCOhost, DOAJ, ERIC e SciELO Brasil. Os descritores utilizados foram i) distúrbios respiratórios do sono e dificuldade de aprendizagem; ii) distúrbios respiratórios do sono e deficiência intelectual; iii) distúrbios respiratórios do sono e etiologia da deficiência intelectual; iv) distúrbios respiratórios do sono e déficit intelectual. A busca também foi realizada em língua inglesa, a saber: i) sleep-disordered breathing and learning disability; ii) sleep-disordered breathing and Intellectual disability; iii) sleep-disordered breathing and Etiology intellectual disability; iv) sleep-disordered breathing and Intellectual deficit. Com base nesses descritores, foram encontradas 43 pesquisas. Entretanto, considerando-se os requisitos elegidos para este estudo, apenas sete artigos compuseram o corpus final de análise. Desses, quatro eram estudos experimentais, dois de revisões de literatura e um do tipo longitudinal. As pesquisas revelaram que a influência dos distúrbios do sono junto às crianças e aos adolescentes com deficiência intelectual é recente e limitada, porém, tais distúrbios respiratórios do sono interferem significativamente na qualidade de vida, bem como nos aspectos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Esse levantamento ressaltou a necessidade de pesquisas brasileiras, sobretudo em Educação Especial, de se preocuparem em inserir os distúrbios respiratórios do sono nos estudos junto a essa população escolar.
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