TEACHER MOTIVATIONS TO CURSE MAESTRY AND/O DOCTORATE:

A possibility of the Municipal Education Network of Florianópolis.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622

Keywords:

Continuing teacher training; , Teaching professionalization; , Training in stricto sensu programs

Abstract

This article aims to provide stricto sensu continuing education for teachers at schools in the Municipal Education Network of Florianópolis - RMEF. The objective is to present the motivations expressed by municipal basic education teachers for choosing to pursue a master's degree and/or doctorate. The methodological path taken was a qualitative approach, using Lüdke and André (2013), Lüdke (2015), Gatti and André (2011) as references. Interviews were carried out with 9 teachers, from a universe of 125 (7%) in this network. The data were investigated based on the content analysis advocated by Franco (2018). The following categories were found among the motivations for pursuing this training: the academic path, reflection on practice and teaching career. The results indicate that this RPMF continuing education policy is important and transformative for the teaching staff, expanding the repertoire, making views more flexible and providing greater security for educational practice.

Author Biographies

Juliana Priscila Gomes, Prefeitura Municipal de Florianópolis - FOPPE/ UFSC

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE da Universidade Federal de Santa Catariana -UFSC, na linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED), sendo orientada pela professora doutora Márcia de Souza Hobold. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE. Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNICSUL (SP), Especialização em EAD pela UNIP (SP), Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PADMA (BA), cursou especialização em Educação Profissional Técnica e Tecnológica pelo IFBA (BA) e Especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, pela UNINTER (SC). Realizou a graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou profissionalmente no espaço público e privado, da educação infantil ao ensino médio. Tem experiência em coordenação, supervisão e orientação pedagógica. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Márcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Doutora em Educação pela PUC SP. Realizou o Estágio de pós-doutoramento, com bolsa PDJ do CNPq (2013-2015). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2023, em andamento). Cursou a Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Psicologia (bacharelado e licenciatura). Orienta estudantes de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica e supervisiona pós-doutoramento. Trabalhou por dezenove na Educação Básica (Ensino Fundamental e no Ensino Médio), exercendo as funções de Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Foi professora da Universidade da Região de Joinville (2008-2017), no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação e, nesta universidade, coordenou o Programa de Mestrado em Educação, por quatro anos (2013 a 2016) e, mais dois anos, como vice-coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente. Foi Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos entre os anos de 2009-2012. Entre 2005 e 2019, foi pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino e aprendizagem) e trabalho docente (condições de trabalho e início do trabalho docente). Pesquisadora de projeto financiado pelo CNPq (Edital Universal 2018): ?Pesquisa COM Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional?, iniciativa interinstitucional (URFJ, UFSC e UECE). Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de PIBIC CNPq do CED/UFSC. Presidenta do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da UFSC (gestão 2021-2022). Membro do Conselho Editorial da ?Formação Docente? ? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd - GT 08/Editora Autêntica), Educação & Educação (UECE) e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc), da UFPI, parecerista de periódicos e eventos na área da Educação e de projetos de pesquisa do CNPq e da FAPESC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Coordenadora do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. Desde 2021 é a segunda titular do Comitê Científico do GT 8 da ANPEd. Vice-Presidente da Região Sul da ANFOPE (gestão 2021-2023). Bolsista produtividade de pesquisa do CNPq, entre 2020 e 2023. Pesquisadora da Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado).

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Published

2024-03-08

How to Cite

Gomes, J. P., & Hobold, M. S. (2024). TEACHER MOTIVATIONS TO CURSE MAESTRY AND/O DOCTORATE: : A possibility of the Municipal Education Network of Florianópolis. Periferia, 16(1), e75622. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622

Issue

Section

Articles