DA PALAVRA À PERFORMANCE: MEMÓRIA E FICÇÃO NO TRAP
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74418Keywords:
Trap, Memória, Ficção, Arte periférica.Abstract
O artigo objetivou analisar as configurações do Trap no Brasil sob o viés da construção da memória e da ficção nas produções desse gênero musical. Diante disso, a pesquisa emerge da seguinte problemática: de que forma o Trap apresenta reconfigurações da arte periférica, a partir da construção memorialística e ficcional? Para tal, de início discute o que é ser da periferia e arte periférica, tomando como ponto de partida o gênero musical em análise. Logo após, aborda a memória nas produções de Trap enquanto fator de identidade, de tomada de espaços e de continuidade da vida. Por fim, analisa-se o ato ficcional presente em diferentes produções artísticas de Trap. Logo, constituiu-se em um estudo bibliográfico, de cunho qualitativo e exploratório quanto aos objetivos. A partir da investigação, compreendeu-se a formação do Trap no Brasil e sua apresentação de uma nova enunciação do povo preto, não mais em posição marginalizada e de opressão, mas ostentando os espaços e objetos que anteriormente lhes foram negados.
References
ARFUCH, Leonor. La vida narrada: memoria, subjetividad y política. Villa María: Eduvim, 2018.
CANCLINI, Néstor García. A Socialização da arte: teoria e prática na América Latina. Trad. Maria Helena Ribeiro da Cunha e Maria Cecília Queiroz Moraes Pinto. São Paulo: Cultrix, 1980.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP: 2008.
CH, Jovem; Luccas, Caio. Pra frente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pM9ThdTj2Y4. Acesso em 26 nov. 2022.
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: contexto, 2020.
CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e da crítica cultural. Cadernos de Estudos Culturais, v.1, p. 73-82, 2009.
D´ANDREA, Tiarajú Pablo. A formação dos sujeitos periféricos: Cultura e Política na periferia de São Paulo. 2014. 295 f. Tese de doutorado do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
EBONY. Cash Cash. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ebony/cash-cash/. Acesso em 11 ag. 2022.
ELLE. Trap, estilo e estética. Disponível em: Trap, estilo e estética - ELLE Brasil. Acesso em 16 nov. 2022.
FERREIRA, João Francisco. Crítica literária em nossos dias e Literatura Marginal. Porto Alegre: UFRGS, 1981.
FERREIRA, Jair. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1991.
FRITH, Simon. “Music and Identity”, Questions of Cultural Identity. Stuart Hall and Paul du Gay ed. London: SAGE Publishers, 2006.
GENIUS. Raffa Moreira. Disponível em: https://genius.com/artists/Raffa-moreira . Acesso em 27 de junho de 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GILROY, Paul. O Atlântico negro. 2 ed. São Paulo, Editora 34, 2020.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
HALL, Stuart. Raça, o significado flutuante. Tradução de Liv Sovic. Revista Z Cultural, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOLLANDA, Heloisa Buarque (org). Pós modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
MARTINS, José de Souza. O falso problema da exclusão e o problema social da inclusão marginal. In: Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 2003.
MOREIRA, Raffa. 10 K. Disponível em: https://www.letras.mus.br/raffa-moreira/10k/. Acesso em 11 ag. 2022.
MOREIRA, Raffa. In: O trap nacional mostra a que veio. Spotify Brasil, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0n2BCNuyFm8 Acesso em 13 ag. 2020.
NASCIMENTO, Érica Peçanha do. “Literatura marginal”: os escritores da periferia entram em cena. Dissertação de mestrado em Antropologia Social. Universidade de São Paulo, São Paulo: 2006.
NODARI, Alexandre. A literatura como antropologia especulativa. Revista da Anpoll nº 38, p. 75-85, Florianópolis, Jan./Jun. 2015.
NOISEY. Noisey Atlanta: Welcome to the Trap. 2015. Dirigido por Andy Capper. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=21RCdtJvv6g&has_verified=1 . Acesso em: 25 maio 2020.
OLIVEIRA, Lucca. A ascensão do trap no Brasil. In: O Globo Cultura. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/ascensao-do-trap-no-brasil-ilustrada-em-documentario-com-raffa-moreira-matue-sidoka-assista-23862244. Acesso em 14 mar. 2022.
OLIVEIRA, Rejane Pivetta. Literatura marginal: questionamentos à teoria literária. In: Revista Ipotesi da UFJF, Juiz de Fora, v.15, n.2 - Especial, p. 31-39, jul./dez. 2015.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: Consejo latino-americano de ciências sociales, 2005.
SAER, Juan José. O conceito de ficção. Tradução de Joca Wolff. Sopro, 15, p.1-4, 2009.
SARTRE, Jean Paul. O que é literatura. São Paulo: Ática, 1989.
SCHERRER, Rodrigo. Funk ostentação:consumo e identidade dos jovens da periferia. In: Anais do Congresso Internacional Comunicação e Consumo, COMUNICON, 2015. Disponível em: http://anais-comunicon2015.espm.br/GTs/GT2/22_GT02-SCHERRER.pdf. Acesso em 24 ago. 2021.
SOUZA, Ana Lúcia Silva Souza. Letramentos de Reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP HOP. São Paulo: parábola editorial, 2011.
SPOTIFY BRASIL. O trap nacional mostra a que veio. YouTube, ago 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0n2BCNuyFm8 Acesso em 13 ago. 2021.
TEJERA, Daniel Bidia Olmedo. RAP: o duelo de rimas no cotidiano do jovem. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
VIEIRA, Aline Deyques. O clarim dos marginalizados: temas sobre a literatura marginal/periférica. Curitiba: Appris, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).