DE FREIRE A RIPPER: diálogos sobre uma educação humanista
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.73166Keywords:
Educação popular, Paulo Freire, João Roberto Ripper, Escola de Fotógrafos Populares, Favelas da Maré.Abstract
Este artigo apresenta semelhanças entre pontos centrais do pensamento e práticas educativas do educador Paulo Freire e do fotodocumentarista João Roberto Ripper, tendo como base a experiência da Escola de Fotógrafos Populares (EFP) e a Agência de Fotógrafos vinculada à escola, localizadas no complexo de favelas da Maré, no município do Rio de Janeiro. A EFP, uma iniciativa do Observatório de Favelas, destinou-se à formação profissionalizante em fotografia humanista a jovens de distintas periferias, com turmas no período de 2004 a 2014. A premissa fundamental era formar comunicadores populares a fim de combater o discurso hegemônico da grande mídia em retratar a favela enquanto território desprovido de valores, buscando, assim, promover a ressignificação individual e coletiva dos moradores de favelas. Por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas com alguns egressos e profissionais que participaram da idealização e das atividades da Escola, percebeu-se que a herança deixada pela EFP ultrapassou a fronteira da excelência técnica, visto que promoveu profundas transformações nos egressos e, por extensão, nas respectivas comunidades. Ainda que não mencionado diretamente, verificou-se, também, que as práticas educativas na EFP foram essencialmente freirianas.
References
AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Desafios da Educação Profissional e Tecnológica: novas faces dos mesmos problemas. ComCiência Dossiê 203, Emprego e Profissões, nov., 2018.
CASTRO, Maria Cecília Rocha de; RIPPER, João Paulo. A beleza de cada um: J.R. Ripper. – Rio de Janeiro, 2016. Vídeo disponível em https://vimeo.com/233701444. Acesso em 20 jan. 2023.
CASTRO, Maria Cecília Rocha de. Dissertação de mestrado. UNESA, 2021.Disponível em https://portal.estacio.br/media/4687657/maria-cec%C3%ADlia-rocha-de-castro-2021.pdf . Acesso em 22/05/2023.
Censo Populacional da Maré. Disponível em: https://apublica.org/wp-content/uploads/2020/07/censomare-web-04mai.pdf. Acesso em 02 fev.2023.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://declaracao1948.com.br/declaracao-universal/declaracao-direitos-humanos/ . Acesso em 02 fev 2023.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 43ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 73ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GASTALDONI, Dante. Ensaio fotográfico - A Pedagogia do Bem-Querer na obra de João Roberto Ripper. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 248-255, 22 maio 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42808 . Acesso em 31 maio 2021.
GASTALDONI, Dante. Entrevista concedida a CASTRO, Maria Cecília Rocha de. Rio de Janeiro, 15 abr. 2021.
GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. Universidade de Évora. Um olhar sobre Paulo Freire. Congresso Internacional . Évora, 20 a 23 de set. 2000.
Imagens do Povo. Disponível em: www.imagensdopovo.org.br . Acesso em 25 maio 2020.
JOÃO ROBERTO RIPPER. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19087/joao-roberto-ripper. Acesso em: 08 jan. 2022. Verbete da Enciclopédia.
Observatório de Favelas. Disponível em: www.observatoriodefavelas.org.br . Acesso em 25 maio 2020.
RIPPER, João Roberto; GASTALDONI, Dante (Org.). Imagens Humanas (João Roberto Ripper). 1. ed. Rio de Janeiro: Dona Rosa Produções Artísticas, 2009. v. 1.
TAMBKE, Erika. Cotidianos Cariocas – o Rio de Janeiro por fotógrafos da Maré. In: MAUAD. A. M. (Org.). Fotograficamente Rio, a cidade e seus temas. Niterói: PPG História-LABHOI-UFF / Faperj, 2016. p.204322.
TAMBKE, Erika. Entrevista concedida a CASTRO, Maria Cecília Rocha de. Rio de Janeiro, 07 jul. 2021.
TENDLER, Silvio. Caçadores da Alma - Episódio 5 - Paisagens Humanas. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=eJyU_VZGftU . Acesso em 02 fev. 2023.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: GHANEM, Elie; TRILLA, Jaume; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e educação não formal. São Paulo: Summus, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).