CIBERFEMINISMO E EDUCAÇÃO: DISCURSOS, RACIALIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.61024Keywords:
Ciberfeminismo, Redes Educativas, Raça, Gênero.Abstract
No contexto de isolamento e distanciamento social, por conta da pandemia do COVID19, as redes sociais digitais se configuram como grande aliada comunicativa. O digital em rede tem potencializado o compartilhamento de informações em tempo real, fortalecendo a comunidade científica na divulgação e produção do conhecimento. O objetivo desse artigo é refletir como as mulheres negras brasileiras apropriam-se das redes sociais digitais para construir uma identidade de gênero, de raça e classe positiva, contribuindo para resistência e emancipação do grupo. Para compreender as militâncias das mulheres negras, fez-se necessário analisar os processos de identidades que essas mulheres deixam nas suas redes sociais digitais. Para compreendermos as categorias de analises: raça, gênero e classe dialogamos com as pesquisadoras: Sueli Carneiro, Angela Davis, Bell Hooks, Deepika Bahri, Djamila Ribeiro, Lélia Gonzáles e Thaysa Malaquias. A metodologia utilizada foi a netnografia (HINE,2015) e a análise dos dados teve como base os estudos sobre cotidianos educativos e narrativas digitais (SANTOS, 2014). O campo de pesquisa foram as Challenges produzidas pelas mulheres negras e compartilhadas em suas redes sociais digitais no início da pandemia, a aqui no Brasil. Negritar as potências e desafios das lutas e narrativas das mulheres é crucial, pois amplia e fortalece as construções de mulheres negras como protagonistas de sua história. A relação estabelecida entre o feminismo negro e a tecnologia permite que se crie um novo campo de descoberta e consequentemente de análise.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).