EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931Keywords:
Educação do Campo, Populações Tradicionais, Cultura CamponesaAbstract
A educação no campo encontra-se ligada à escolarização das populações rurais e, neste cenário campesino, é ela que faz a mediação na prática social de homens e mulheres para conquista da cidadania e acesso à cultura na sociedade. Nosso artigo teve como objetivo discutir a educação no campo refletindo sobre cidadania e cultura na perspectiva marxista. O método é o materialismo histórico-dialético. Além disso, utilizamos a pesquisa descritivo-exploratória, caracterizada como um processo metodológico baseado na seleção criteriosa de material bibliográfico. Os resultados demonstram que a cidadania é um direito inerente aos cidadãos que residem no campo, dado no âmbito das políticas brasileiras, como por exemplo: Brasil (1996). Já a cultura, faz parte da historicidade humana, trazendo em seu bojo os conhecimentos eruditos e os conhecimentos tradicionais herdados pelas populações do campo, como as atividades culturais que também são associadas às experiências que os homens e as mulheres do campo desenvolveram em um meio de vida simbiótico com a terra. Concluímos que ainda existem muitas pesquisas a serem realizadas sobre a temática da cidadania e da cultura na perspectiva das populações que pertencem ao campo, principalmente naquilo que diz respeito às atividades culturais por eles herdadas ou criadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).