EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931

Palabras clave:

Educação do Campo, Populações Tradicionais, Cultura Camponesa

Resumen

A educação no campo encontra-se ligada à escolarização das populações rurais e, neste cenário campesino, é ela que faz a mediação na prática social de homens e mulheres para conquista da cidadania e acesso à cultura na sociedade. Nosso artigo teve como objetivo discutir a educação no campo refletindo sobre cidadania e cultura na perspectiva marxista. O método é o materialismo histórico-dialético. Além disso, utilizamos a pesquisa descritivo-exploratória, caracterizada como um processo metodológico baseado na seleção criteriosa de material bibliográfico. Os resultados demonstram que a cidadania é um direito inerente aos cidadãos que residem no campo, dado no âmbito das políticas brasileiras, como por exemplo: Brasil (1996). Já a cultura, faz parte da historicidade humana, trazendo em seu bojo os conhecimentos eruditos e os conhecimentos tradicionais herdados pelas populações do campo, como as atividades culturais que também são associadas às experiências que os homens e as mulheres do campo desenvolveram em um meio de vida simbiótico com a terra. Concluímos que ainda existem muitas pesquisas a serem realizadas sobre a temática da cidadania e da cultura na perspectiva das populações que pertencem ao campo, principalmente naquilo que diz respeito às atividades culturais por eles herdadas ou criadas.

Biografía del autor/a

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutorando em Educacão pela UFSCar (UFSCar- São Carlos). Mestre em Educacão pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR -Sorocaba). Atualmente faz uso do referencial teórico marxista para analisar e compreender a Educação do Campo, Educação Física adaptada, História da Educação Física, formação de professores e políticas públicas educacionais.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) , especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas (1995) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e Membro de corpo editorial da RECE.  Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. educação rural- Brasil, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico.

Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Melo Júnior, A. L. de, & Bezerra Neto, L. (2021). EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA. Periferia, 13(1), 84–100. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931