EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931Palabras clave:
Educação do Campo, Populações Tradicionais, Cultura CamponesaResumen
A educação no campo encontra-se ligada à escolarização das populações rurais e, neste cenário campesino, é ela que faz a mediação na prática social de homens e mulheres para conquista da cidadania e acesso à cultura na sociedade. Nosso artigo teve como objetivo discutir a educação no campo refletindo sobre cidadania e cultura na perspectiva marxista. O método é o materialismo histórico-dialético. Além disso, utilizamos a pesquisa descritivo-exploratória, caracterizada como um processo metodológico baseado na seleção criteriosa de material bibliográfico. Os resultados demonstram que a cidadania é um direito inerente aos cidadãos que residem no campo, dado no âmbito das políticas brasileiras, como por exemplo: Brasil (1996). Já a cultura, faz parte da historicidade humana, trazendo em seu bojo os conhecimentos eruditos e os conhecimentos tradicionais herdados pelas populações do campo, como as atividades culturais que também são associadas às experiências que os homens e as mulheres do campo desenvolveram em um meio de vida simbiótico com a terra. Concluímos que ainda existem muitas pesquisas a serem realizadas sobre a temática da cidadania e da cultura na perspectiva das populações que pertencem ao campo, principalmente naquilo que diz respeito às atividades culturais por eles herdadas ou criadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).