Apresentação do Dossiê - CURRÍCULOS E IMAGENS E SONS E CHEIROS E MOVIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.47512Keywords:
currículos, imagens, sons, cheirosAbstract
O dossiê CURRÍCULOS E IMAGENS E SONS E CHEIROS E MOVIMENTOS, que agora apresentamos, tem como foco pesquisas que tratam de repertórios culturais diversos que estão sempre em diálogo em todo processo educativo, mobilizando distintos sentidos e movimentos, mas que muitas vezes se encontram invisibilizados pelos códigos característicos das linguagens dominantes. Não obstante, sempre emergem, como insistência insubordinada, nas tantas e complexas redes educativas que formamos e que nos formam, forjando acontecimentos momentâneos e/ou duradouros nos múltiplos processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos escolares, produzindo imagens, cheiros, saberes, sabores etc. Em tempos tão duros de retirada de direitos e ataque à democracia, proclamamos o direito ao livre pensamento, e ao fazer ciência(s) comprometida(s) com as populações subalternizadas, com os historicamente excluídos, com as mulheres e homens ‘praticantespensantes’ nos/dos/com cotidianos, inventores de sonhos e movimentos, e esperanças e imagens e odores e saberes, que afirmam sua presença através da inelidível criação das multiplicidades curriculares, ou dos múltiplos currículos, fazendo Educação, em sua dimensão tanto ética quanto estética, a partir da pluralidade de linguagens, abarcando projetos participativos, criativos e de resistências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).