TRABALHANDO QUESTÕES DE GÊNEROS: Criando e recriando currículos para a valorização do feminino
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42273Keywords:
machismo, conservadorismo, feminismoAbstract
A intenção deste artigo é discutir e apresentar uma proposta pedagógica que se orienta contra o machismo e a misoginia. Para isso, desenvolve-se uma argumentação que destaca o caráter conservador da atual sociedade brasileira, o qual se encontra em um processo de ascensão, tendo contribuído com a vitória do candidato da extrema direita na eleição presidencial do país em 2018. A postura conservadora do presidente pode ser observada neste trabalho a partir de exemplificações marcadas por afirmações machistas e misóginas proferidas por ele. Para discutir conservadorismo, utilizou-se como referência Mannheim (1959), Löwy (2000) e Netto (2011). Assim, optou-se por utilizar a metodologia nos/dos/com os cotidianos. O texto foi construído tendo como referência a aposta de Pascal, desenvolvida por Santos (2010), que entende que é possível se apostar na construção de um mundo melhor. Na elaboração de tal argumentação foi apresentado o quadro atual da violência contra mulher. Desse modo, justifica-se a importância de se ter uma proposta pedagógica embasada em um currículo não machista, apresentado no final do texto, permitindo ainda acreditar que é possível se construir um mundo melhor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).