PRÁTICAS CONSERVADORAS: SUAS INFLUÊNCIAS NAS TESSITURAS IDENTITÁRIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.30352Keywords:
práticas, conservadorismo, tessituras identitáriasAbstract
DOI: 10.12957/periferia.2017.30352
O objetivo principal deste texto é demonstrar o conservadorismo presente na sociedade, mais especificamente na escola, principalmente no que concerne às manifestações de sexualidades e dos comportamentos dos gêneros. Para isso, analisou-se o caso de um alunx de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro vítima de práticas discriminatórias conservadoras e homofóbicas. Para desenvolver este trabalho, foi usado o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), além do diálogo com autores como Foucault (2011, 2009, 2006, 1996, 1976), Goffmam (1988), Hirschmam (1992), Mannhein (1959) e Louro (2008). Como considerações finais entendeu-se que para lutar contra práticas conservadoras é preciso compreendê-las e discuti-las, de modo que a partir do debate alternativas democráticas possam ser pensadas. Assim, é preciso que encontremos caminhos possíveis para a tessitura de ações emancipatórias, uma vez que toda conquista democrática resulta de lutas que foram travadas contra o pensamento conservador, contra os poderes instituídos e suas formas de legitimação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).