POLÍTICAS CURRICULARES NO ÂMBITO ESCOLAR: QUE SIGNIFICADOS EMERGEM DA LEITURA QUE OS PROFESSORES FAZEM DO DOCUMENTO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28496Keywords:
política curricular, ciclo de alfabetização, currículo, prática pedagógicaAbstract
DOI: 10.12957/periferia.2017.28496
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou identificar os significados que emergem da relação entre os documentos curriculares gestados em nível governamental e as concepções e práticas pedagógicas dos professores e professoras no âmbito da escola. Partiu do pressuposto de que os sujeitos estão ativos nos processos sociais (CHIZZOTTI, 2006) e de que o documento curricular estruturado em instâncias governamentais, embora pretenda constituir-se no documento de currículo a orientar toda uma rede de ensino, não tem como prever situações e questões que surgirão no desenrolar do trabalho (BALL, 1997). Focalizou o ciclo de alfabetização da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro, que instituiu, no ano de 2012, a Casa de Alfabetização, agrupando os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Teve como objetivos analisar a concepção pedagógica que orientou tal estruturação curricular e identificar a relação que com a proposta curricular estabeleceram professores e professoras que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola dessa rede de ensino. Para a coleta de dados, o trabalho valeu-se da análise de documentos, de entrevistas e da observação participante.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).