GRÊMIO ESTUDANTIL E O COTIDIANO DA ESCOLA: O JOGO POLÍTICO ESCOLAR EM UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15340Keywords:
grêmios escolares, experiência política formativa, cotidiano escolarAbstract
Camila Moura
DOI: 10.12957/periferia.2013.15340Este artigo apresenta reflexões oriundas de minha pesquisa de mestrado concluída em 2013 junto ao PPGE-PUC-Rio. A mesma procurou reconhecer e analisar a dimensão política de práticas sociais, por meio de estudo de caso, junto a um grêmio de estudantes. A partir da reunião e análise de dados qualitativos levantados em campo, pude observar o envolvimento do grêmio em uma espécie de jogo político escolar, caracterização justificada pela presença de dois lados (o grêmio e a escola), em disputa por espaços de atuação em um território comum (o colégio). A política, neste sentido, foi concebida como prática cotidiana e experiência formativa, espaço de vivência e da relação com o outro, ancorada nas perspectivas da estratégia de convivência (PARO, 2002) e na relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986; SCHMITT, 1992). No caso estudado, concluiu-se que, a partir de seu envolvimento no jogo político escolar, os estudantes buscavam transformar seu cotidiano educacional, utilizando negociação e barganha na disputa por espaços de atuação e maior liberdade de ação em sua escola, prática reconhecida como possuidora de forte dimensão política, conferindo às instituições de ensino potencial considerável na construção de uma experiência política formativa nos estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).