REDES DE SABERES: PENSAMENTO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.12478Keywords:
Palavras-chave, rede, interdisciplinaridade, conhecimentoAbstract
RESUMO
A importância de estruturar diferentes ciências sob a perspectiva de redes mostra que saberes teóricos e práticos podem conviver em um mesmo ambiente, se influenciando mutuamente. O fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de apenas uma ciência também pode ser estudado por outras. Modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. É marcante na educação contemporânea a presença do saber compartimentado. Não se estabelece conexão entre as disciplinas e essas são apresentadas aos estudantes como conhecimentos apartados uns dos outros, criando barreiras para uma concepção do conhecimento como um todo. A educação interdisciplinar tem sido a medida de maior recorrência para superar essa fragmentação do saber. A crítica à fragmentação das ciências contemporâneas traz várias discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento e, nessa perspectiva, busca expor as implicações de uma tentativa de se derivar um pensamento a partir da filosofia de Deleuze, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).