TORNANDO-ME PROFESSORA: Trajetórias insubordinadas na formação com imagens, narrativas e sons
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42219Keywords:
docência, cinema, redes educativasAbstract
O presente texto trata de reflexões feitas no decorrer de minha graduação no curso de Pedagogia, pensando em como as minhas redes de conhecimentossignificações (ALVES, 2011) foram tecidas até me tornar uma professora, apesar de todas as dificuldades que vivi. Através das conversas com os cotidianos (CERTEAU, 1998), busco compreender a tessitura do conhecimento em redes (ALVES, 2003), descobrindo então que todas as experiências que tive me fizeram ser a professora que hoje sou. Partindo de experiências com imagens, narrativas e sons, analiso como os filmes Preciosa (2009) e Escritores da Liberdade (2007) intercedem (DELEUZE; GUATTARI, 1992) e conversam (ALVES, CALDAS, ROSA, 2015) com minhas redes e com muitas das reflexões que tive no decorrer da minha graduação. Percebo, assim, que para se pensar em uma prática educativa emancipatória é preciso se considerar nos cotidianos escolares todas as contribuições dos “docentesdicentes” como formas de se criar um currículo (GOMES, 2012) insubordinado às mazelas da educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).