Apresentação do Dossiê - CURRÍCULOS E IMAGENS E SONS E CHEIROS E MOVIMENTOS

Autores

  • Nilda Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Leonardo Rangel dos Reis Instituto Federal da Bahia (IFBA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.47512

Palavras-chave:

currículos, imagens, sons, cheiros

Resumo

O dossiê CURRÍCULOS E IMAGENS E SONS E CHEIROS E MOVIMENTOS, que agora apresentamos, tem como foco pesquisas que tratam de repertórios culturais diversos que estão sempre em diálogo em todo processo educativo, mobilizando distintos sentidos e movimentos, mas que muitas vezes se encontram invisibilizados pelos códigos característicos das linguagens dominantes. Não obstante, sempre emergem, como insistência insubordinada, nas tantas e complexas redes educativas que formamos e que nos formam, forjando acontecimentos momentâneos e/ou duradouros nos múltiplos processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos escolares, produzindo imagens, cheiros, saberes, sabores etc. Em tempos tão duros de retirada de direitos e ataque à democracia, proclamamos o direito ao livre pensamento, e ao fazer ciência(s) comprometida(s) com as populações subalternizadas, com os historicamente excluídos, com as mulheres e homens ‘praticantespensantes’ nos/dos/com cotidianos, inventores de sonhos e movimentos, e esperanças e imagens e odores e saberes, que afirmam sua presença através da inelidível criação das multiplicidades curriculares, ou dos múltiplos currículos, fazendo Educação, em sua dimensão tanto ética quanto estética, a partir da pluralidade de linguagens, abarcando projetos participativos, criativos e de resistências. 

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Alves, N., & Rangel dos Reis, L. (2019). Apresentação do Dossiê - CURRÍCULOS E IMAGENS E SONS E CHEIROS E MOVIMENTOS. Periferia, 11(4), 9–17. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.47512