NOÇÕES DE MORFOSSINTAXE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2016.30582Palavras-chave:
Morfossintaxe. Formação de palavras. Ensino.Resumo
Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão acerca do ensino de morfossintaxe do português brasileiro, a fim de contribuir com atividades que possam ajudar a professores da área sobre como lidar com o tema na sala de aula. Para abordar a questão, serão apresentadas propostas de como tratar das noções morfossintáticas nos processos de formação de palavras, ou seja, como os aspectos da morfossintaxe do português – conteúdo normalmente não agradável à maioria dos alunos e tido por eles como sem finalidade para entendimento e uso da língua – estão presentes não apenas nas orações, mas também em níveis menores, como nas palavras, em seus diversos processos de formação. A ideia é mostrar que essas operações refletem mecanismos conceptuais gerais, ou seja, formas de pensar e, por isso, estão presentes na língua, nos seus diversos níveis. Assim, esse estudo dialoga com premissas dos estudos cognitivistas, conforme Lakoff (1987), e também com os estudos recentes da gramática multissistêmica, de Castilho (2010), em especial com foco no dispositivo sociocognitivo, que afeta todos os sistemas linguísticos simultaneamente, ou seja, não há uma hierarquia entre os níveis da gramática. Este estudo, embora recorra a alguns aportes teóricos, como os mencionados acima, não se pautará em um em específico, visto que a proposta aqui não se trata de uma aplicação teórica, e sim visa a trazer contribuições para os profissionais de língua portuguesa em ensino médio e fundamental.
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