O ANTES E O LOGO DEPOIS DA IMPLEMENTAÇÃO DO DC-GO - AMPLIADO NA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIÁRIA COMO PROFESSOR DE INGLÊS DA RME DE GOIÂNIA, GO / Before and right after the implementation of documento curricular-go - ampliado in my daily pedagogical practice as an english teacher at rede municipal de ensino from goiânia, go

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.73971

Parole chiave:

DC-GO Ampliado. BNCC. Prática pedagógica. Politicas (linguístico-)educacionais.

Abstract

Neste artigo, tenho três objetivos: relatar criticamente sobre a minha prática pedagógica diária como professor de Inglês da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, Goiás antes da implementação do Documento Curricular-GO – Ampliado (GOIÁS, 2020a), documento normativo que contextualiza a Base Nacional Comum Curricular (2017) em todas as etapas do ensino básico no estado de Goiás; refletir criticamente sobre essa mesma prática logo após a sua implementação, período a partir do qual nós, professoras/es dessa rede de ensino, tivemos que legalmente basear as nossas práticas nessa política (linguístico-)educacional; e, por último, expor a minha compreensão sobre como podemos lidar no geral com as políticas (linguístico-)educacionais que atravessam as nossas práticas. Para tanto, conduzo uma pesquisa narrativa crítica (BAUMAN; BRIGGS, 2006; PAIVA, 2008; PENNYCOOK, 2001) por meio da apresentação e discussão de dois relatos de experiência pessoais críticos, os quais, perpassados por análises praxiológicas (FREIRE, 1987 [1970]) diversas, me permitem fazer reflexões sobre a minha prática pedagógica anterior e subsequente à implementação do documento normativo em foco. Como alguns resultados, comparo e reflito sobre os modos como exercia e exerço minha autonomia em sala de aula antes e depois da implementação do documento, sobre o tempo dispensado para o trabalho em torno de cada tema focalizado e finalmente sugiro e defendo a minha compreensão acerca do documento em foco enquanto um artifício cultural.

Biografia autore

Luiz Martins de Lima Neto, Universidade Federal de Goiás

Tenho Doutorado (Linha de pesquisa: linguagem, sociedade e cultura), com um Doutorado Sanduíche na Katholieke Unisersiteit Leuven, Bélgica, e Mestrado (Linha de pesquisa: ensino e aprendizagem de línguas) em Letras e Linguística pela UFG; interesso-me particularmente por questões de gênero, sexualidade, raça, corpo e linguagem, relacionadas ou não às dinâmicas de sala de aula de línguas; e sou professor de Inglês da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, Goiás, há cinco anos. Também possuo uma graduação em Letras-Português.

Downloads

Pubblicato

2023-05-12

Come citare

Lima Neto, L. M. de. (2023). O ANTES E O LOGO DEPOIS DA IMPLEMENTAÇÃO DO DC-GO - AMPLIADO NA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIÁRIA COMO PROFESSOR DE INGLÊS DA RME DE GOIÂNIA, GO / Before and right after the implementation of documento curricular-go - ampliado in my daily pedagogical practice as an english teacher at rede municipal de ensino from goiânia, go. Pensares Em Revista, (27), 90–117. https://doi.org/10.12957/pr.2023.73971

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION