O SUBLIME FERRABRÁS: O BAIXO EM UM SONETO DE BOCAGE
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2014.14114Abstract
O artigo pretende analisar um soneto de cunho erótico-satírico de Manuel Maria de Barbosa Du Bocage com o objetivo de estabelecer as referências claras ao sentimento do sublime destacado por alguns filósofos contemporâneos ao poeta. A análise seguiu o poema verso a verso, buscando destacar os elementos mais consistentes para confirmar a hipótese de que o sublime figura como presença essencial no poema. As alusões ao falo e o efeito de sua visão aproximam-se de modo fundamental ao sublime apresentado pelos filósofos Immanuel Kant e Edmund Burke em obras consagradas como Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime e Uma investigação filosófica sobre a origem de nossa idéias do sublime e do belo. As reflexões desses pensadores trouxeram contribuição indiscutível para o aprofundamento na análise do soneto, que se configura um bom exemplo para a leitura da poesia bocageana.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).