DESALINHOS CAIÇARAS: IDENTIDADES TRADICIONAIS EM XEQUE NA (TENTATIVA DE) CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA / Caiçara misalignment: traditional identities in the (attempted) construction of a differentiated education project

Autori

  • Jacqueline Teixeira Colégio Pedro II
  • Liana de Andrade Biar PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.38272

Parole chiave:

comunidades caiçaras, educação diferenciada, análise de narrativa, interação.

Abstract

Esta pesquisa nasce do desejo de contribuir para a construção de um projeto de educação diferenciada para as escolas do primeiro segmento do Ensino Fundamental em territórios caiçaras. Tendo em vista o interesse em construir conhecimento sobre essa comunidade, realizou-se uma microetnografia (Erickson, 2004) de um evento de letramento (Soares, 1999). Através da análise de pequenas narrativas (Bamberg e Georgakopoulou, 2008; Bastos, 2009) e aspectos interacionais que emergiram desse encontro, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade identitária da comunidade em foco. A análise dos dados trouxe à superfície dicotomizações rígidas, embates e resistências que compõem as reivindicações identitárias dos participantes. e uma comunidade que se move com cautela entre o desejo de aderir às mudanças da modernidade e a necessidade de garantir seus direitos como povo tradicional.

 

 

Biografia autore

Liana de Andrade Biar, PUC-Rio

Doutorado em Doutorado - Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil(2012)
Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , Brasil

Pubblicato

2019-01-01

Come citare

Teixeira, J., & Biar, L. de A. (2019). DESALINHOS CAIÇARAS: IDENTIDADES TRADICIONAIS EM XEQUE NA (TENTATIVA DE) CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA / Caiçara misalignment: traditional identities in the (attempted) construction of a differentiated education project. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.38272

Fascicolo

Sezione

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM