A FORMAÇÃO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) / The Training in the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC)
DOI :
https://doi.org/10.12957/pr.2017.33433Mots-clés :
PNAIC, Formação Continuada, Autoavaliação.Résumé
O presente artigo objetiva apresentar uma avaliação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), através da experiência dos professores formadores do programa, da região central do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, convidamos os professores formadores da cidade de Santa Maria – RS, a qual é responsável pela formação de todos os professores participantes do PNAIC na região central do estado a realizarem uma autoavaliação de sua atuação no programa, como também, a auto avaliar os efeitos e aspectos do PNAIC. A seguir apresentamos um breve histórico do programa de formação continuada e sua relação com a Universidade Federal de Santa Maria – RS desde sua criação com destaque para as atividades e peculiaridades de suas ações no cenário nacional. Em seguida contextualizamos as respostas e percepções dos professores formadores com as perspectivas contemporâneas de continuação do programa. Para o delineamento desta pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado através da ferramenta Google Docs. Inicialmente buscamos conhecer o histórico do programa PNAIC, e em seguida investigamos como os professores formadores avaliam o trabalho realizado, destacando os aspectos positivos, negativos e impactos do programa em suas trajetórias e na educação básica como um todo. Através das respostas apresentadas, foi possível, por exemplo, conhecer quais as fragilidades e pontos a serem reestruturados para as próximas edições.
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