LENDO PELO OLHO MÁGICO / Reading through the magical eye
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2017.33435Palavras-chave:
Palavras-chave, letramento escolar, letramento tecnológico, era digital.Resumo
O presente artigo traz reflexões no âmbito do letramento escolar e social na era da cibercultura. Composto de várias seções, as discussões perpassam o impacto das tecnologias digitais na formação do sujeito leitor, na complexidade e amplitude dos níveis de letramento, bem como provoca reflexões quanto à veracidade das múltiplas vozes que discursam na internet e nas redes sociais. De forma mais estreita com o trabalho escolar, o texto aborda a utilização da tecnologia como fonte do saber, apontando conexões com o domínio da matemática e com o desafio atrelado às habilidades de leitura de textos multimodais. Por fim, o artigo ressalta a importância do letramento tecnológico como parte do ensino da produção textual na educação básica, mostrando que, embora os jovens apresentem ter notório domínio das diversas tecnologias, muitos saberes precisam ser construídos para que eles sejam, de fato, letrados na era digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).