ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS / Trees, families, streets, rivers, forests and public squares in the museum of portuguese language: epistemological entanglements
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.73949Palavras-chave:
Letramentos visuais. Ideologias linguísticas. Educação linguística. Museu da Língua Portuguesa.Resumo
Inspirados em nossos estudos sobre os letramentos visuais, a pergunta que buscamos responder neste texto é: quais imagens ou ideias da nação emergem a partir da exposição sobre a língua portuguesa e as línguas indígenas do Museu da Língua Portuguesa (MLP)? Para responde-la, desenvolvemos cinco seções: a primeira, descreve, valoriza e destaca a linguagem inclusiva e a acessibilidade de corpos no espaço do museu. Na segunda e terceira seções, com foco epistemológico, discutimos a exposição permanente, propondo um passeio pelas ruas, praças e becos do museu e suas instalações em forma de árvores, famílias e raízes etimológicas. A quarta parte do texto focaliza a exposição temporária “Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação” em que discutimos perspectivas sobre a língua portuguesa a partir das epistemologias do Sul (SANTOS, 2018) dos povos indígenas e quilombolas. A quinta seção propõe um movimento autocrítico e discute uma prática pedagógica e cultural, com base na educação linguística em língua inglesa, realizada no MLP com nossos alunos da Universidade de São Paulo em 2022.
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