DESCOBRINDO O GOSTO PELA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “LEITURA EM FAMÍLIA” / Discovering a taste for reading: an experience with the “family reading” project
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.48083Keywords:
Projetos de leitura, Mediação de leitura, Leitura literária, Formação do leitor.Abstract
Esse trabalho versa sobre as mediações de leitura realizadas no projeto “Leitura em família”, aplicado em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. Objetivou-se compreender em que medida o projeto contribuiu para o desenvolvimento do gosto pela leitura de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Adotou-se a pesquisa qualitativa, do tipo participante, tendo como instrumentos para construção dos dados a observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos, a professora e três mães de estudantes da turma investigada. A proposta fundamentou-se nas ideias de Cosson (2009), Martins (2007), Silva (2009) e Saldanha(2013), que apresentam o conceito de leitura como uma prática social; Villardi (1999), que discute sobre a importância do desenvolvimento do gosto pela leitura literária para a formação do leitor; Vygotsky (2007) e Garcia (2007), para entender a mediação de leitura na escola. O estudo evidenciou a relevância de se trabalhar com mediações e projetos de leitura em sala de aula, considerando-se, de acordo com os sujeitos investigados, que esses tipos de atividades viabilizam o despertar do gosto pela leitura e possibilitam que seja ativado o processo de formação de leitores. Nesse processo, a cada ação desenvolvida os alunos são estimulados a novas leituras, motivados pelo prazer e pelas descobertas presentes no ato de ler.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).