O DISCURSO DO OUTRO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE LEITURA(S) EM REDAÇÕES DE VESTIBULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.87743

Palavras-chave:

Cronotopo. Discurso do outro. Autoria. Leitura. Redação ENEM.

Resumo

Este trabalho parte da análise de uma redação nota 1000 da edição de 2019 do Exame Nacional de Ensino Médio e dos pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin, 2015 [1930-1936]; 2018), sobretudo as noções de “cronotopo”, “discurso do outro” e “autoria”, para trazer considerações sobre o ensino de leitura empreendido no Brasil e seus desdobramentos, especialmente na produção textual. Conforme os documentos oficiais norteadores da educação nacional – Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) –, a noção de leitura e seu direcionamento para as práticas pedagógicas aponta para uma postura crítica, reflexiva e analítica do processo de ler por parte do educando. O estudo da redação selecionada percorre a sua esfera de circulação, a sua estrutura composicional e seus aspectos estilísticos. Os resultados obtidos indicam, na mobilização do repertório sociocultural, certa disruptura entre o valor original de enunciados citados e do valor que se emprega no texto. A estrutura composicional revela grande proximidade com outras redações consultadas de nota máxima, entretanto o participante é capaz de empregar vozes de diferentes esferas, as quais não apenas comprovam seus argumentos, mas valorizam seu posicionamento sobre o tema. Entendemos que as tais reflexões atravessam tensões relacionadas a sujeitos concretos, constituídos socialmente, que participam de uma avaliação situada em um tempo-espaço específico e, para isso, mobilizam, em suas redações, o discurso do outro.

Biografia do Autor

Rosângela Ferreira, UERJ-FFP

Doutorado (2014) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta 2 de Língua Portuguesa do curso de Letras e da Especialização em Educação Básica - modalidade Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição em que atua desde 2015. Pesquisadora em Linguística Cognitiva, sobretudo em semântica, léxico e texto, versando sobre a(s) relação(s) entre língua, cultura e sociedade. Acumula experiência, há 15 anos, em bancas de correção de produção textual em avaliações nacionais e concursos

Rômulo Bolivar, Universidade de São Paulo

Romulo Bolivar é doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Como membro do GP/CNPq/USP Linguagens, Discurso e Ensino, desenvolve estudo acerca da redação do Enem a partir da Análise Dialógica do Discurso proposta por Bakhtin e o Círculo. Durante o Mestrado (UERJ, 2023) empreendeu pesquisa relacionada à semiótica do texto e ao funcionalismo sistêmico Hallidiano para análise de periódicos da esfera do ensino de LP no Brasil. Na Especialização (Liceu Literário Português, 2009), sob orientação do acadêmico Evanildo Bechara, pesquisou teorias gramaticais e o ensino de pontuação por meio do texto clássico machadiano.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Ferreira, R., & Flores Dias Bolivar , R. (2024). O DISCURSO DO OUTRO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE LEITURA(S) EM REDAÇÕES DE VESTIBULARES. Pensares Em Revista, (32), 53–78. https://doi.org/10.12957/pr.2024.87743

Edição

Seção

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ DOSSIER 32: READING, READER, READABILITY, READING COMPREHENSION IN A TRANSLATIONAL PERSPECTIVE