O DISCURSO DO OUTRO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE LEITURA(S) EM REDAÇÕES DE VESTIBULARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.87743Palavras-chave:
Cronotopo. Discurso do outro. Autoria. Leitura. Redação ENEM.Resumo
Este trabalho parte da análise de uma redação nota 1000 da edição de 2019 do Exame Nacional de Ensino Médio e dos pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin, 2015 [1930-1936]; 2018), sobretudo as noções de “cronotopo”, “discurso do outro” e “autoria”, para trazer considerações sobre o ensino de leitura empreendido no Brasil e seus desdobramentos, especialmente na produção textual. Conforme os documentos oficiais norteadores da educação nacional – Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) –, a noção de leitura e seu direcionamento para as práticas pedagógicas aponta para uma postura crítica, reflexiva e analítica do processo de ler por parte do educando. O estudo da redação selecionada percorre a sua esfera de circulação, a sua estrutura composicional e seus aspectos estilísticos. Os resultados obtidos indicam, na mobilização do repertório sociocultural, certa disruptura entre o valor original de enunciados citados e do valor que se emprega no texto. A estrutura composicional revela grande proximidade com outras redações consultadas de nota máxima, entretanto o participante é capaz de empregar vozes de diferentes esferas, as quais não apenas comprovam seus argumentos, mas valorizam seu posicionamento sobre o tema. Entendemos que as tais reflexões atravessam tensões relacionadas a sujeitos concretos, constituídos socialmente, que participam de uma avaliação situada em um tempo-espaço específico e, para isso, mobilizam, em suas redações, o discurso do outro.
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