PROJETO DE LETRAMENTO NA MOBILIZAÇÃO DE NARRATIVAS LOCAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.87731Palavras-chave:
Memórias, Memórias. Narrativas locais. Projeto de letramento. Práticas sociais.Resumo
Na formação continuada para professores de Língua Portuguesa via Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), houve o desenvolvimento do projeto de letramento “Memórias de Ielmo Marinho”, em uma escola pública norte-rio-grandense, a partir do entendimento da leitura e a escrita como práticas sociais de uso da linguagem. Diante disso, este artigo tem como objetivo discutir a rede de atividades e de gêneros em torno de projeto de letramento de narrativas locais do Município de Ielmo Marinho – RN, a partir de recorte de Dissertação de Mestrado defendida no programa. Esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa, priorizando estratégias metodológicas que subjazem a escrita das narrativas locais mediante notas de campo e entrevistas realizadas com moradores de localidades do município, reescritas e retextualizadas em sala de aula por estudantes-agentes. Para essa análise, a pesquisa fundamenta-se na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin (2003; 2016) e nos Estudos de Letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; Barton; Hamilton; Ivanic, 2000). Como resultados, observamos que as práticas de letramento focalizam a leitura, escrita e oralidade como práticas sociais de uso da linguagem, numa perspectiva dialógica e colaborativa. O projeto documenta as narrativas locais e fortalece as raízes históricas por meio de um processo formativo de escrita que considera a desterritorialização dos lugares de aprendizagem, tornando os educandos protagonistas no processo de aprendizagem.
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