PROJETO DE LETRAMENTO NA MOBILIZAÇÃO DE NARRATIVAS LOCAIS

Autores

  • Telma Rocha UFRN
  • Alana Driziê Gonzatti dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.87731

Palavras-chave:

Memórias, Memórias. Narrativas locais. Projeto de letramento. Práticas sociais.  

Resumo

Na formação continuada para professores de Língua Portuguesa via Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), houve o desenvolvimento do projeto de letramento “Memórias de Ielmo Marinho”, em uma escola pública norte-rio-grandense, a partir do entendimento da leitura e a escrita como práticas sociais de uso da linguagem. Diante disso, este artigo tem como objetivo discutir a rede de atividades e de gêneros em torno de projeto de letramento de narrativas locais do Município de Ielmo Marinho – RN, a partir de recorte de Dissertação de Mestrado defendida no programa. Esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa, priorizando estratégias metodológicas que subjazem a escrita das narrativas locais mediante notas de campo e entrevistas realizadas com moradores de localidades do município, reescritas e retextualizadas em sala de aula por estudantes-agentes. Para essa análise, a pesquisa fundamenta-se na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin (2003; 2016) e nos Estudos de Letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; Barton; Hamilton; Ivanic, 2000). Como resultados, observamos que as práticas de letramento focalizam a leitura, escrita e oralidade como práticas sociais de uso da linguagem, numa perspectiva dialógica e colaborativa. O projeto documenta as narrativas locais e fortalece as raízes históricas por meio de um processo formativo de escrita que considera a desterritorialização dos lugares de aprendizagem, tornando os educandos protagonistas no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Telma Rocha, UFRN

Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa Pós-Graduação em Letras-PROFLETRAS na Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN/Natal/RN. Especialista em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar/IFRN e em Mídias na Educação/UFRN. Graduada em Letras pela UFRN e Professora efetiva dos anos finais do ensino fundamental no município de Ielmo Marinho/RN e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN.

Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN, com mestrado na mesma área e graduação em Letras. Atua como Professora de Práticas de Leitura e Escrita na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN e como Professora Permanente no PROFLETRAS – Unidade Natal. Recebeu o Prêmio Capes de Teses 2021 na área de Linguística e Literatura. Dedica-se a estudos na área dos letramentos, com foco em letramento comunitário.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Rocha, T., & Alana Driziê Gonzatti dos Santos. (2024). PROJETO DE LETRAMENTO NA MOBILIZAÇÃO DE NARRATIVAS LOCAIS. Pensares Em Revista, (32), 79–92. https://doi.org/10.12957/pr.2024.87731

Edição

Seção

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ DOSSIER 32: READING, READER, READABILITY, READING COMPREHENSION IN A TRANSLATIONAL PERSPECTIVE