MODOS DE LER FREUD: UMA RENOVAÇÃO POSSÍVEL

WAYS OF READING FREUD: A POSSIBLE RENEWAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.87553

Palavras-chave:

Psicanálise, Tradução, Desconstrução

Resumo

Este artigo discute sobre modos de ler a querela das traduções dos escritos de Sigmund Freud. Primeiro, discorre-se a respeito de dois pressupostos sobre ler, interpretar e traduzir: a leitura clássica e a leitura atenta e desconstrutiva. Depois, realiza-se um recorte histórico de edições estrangeiras freudianas, centralizando na The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud (Freud, 1953-1974). A seguir, discorre-se sobre as primeiras edições brasileiras, que foram retraduções: a coleção Obras Completas, pela editora Delta (Freud, 1950-1970); e a Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas De Sigmund Freud, pela editora Imago (Freud, 1974). Por fim, foca-se em duas novas coleções brasileiras, que trouxeram à tona a problemática do caso Trieb: a coleção Obras Completas, pela editora Companhia das Letras (Freud, 2010-2018), e a Obras Incompletas, pela editora Autêntica (Freud, 2013-2023). Pela tradição clássica, o tradutor busca cumprir a impossível expectativa de universalidade e neutralidade sobre o texto original, ocultando-se como sujeito interpretante. Pela guinada desconstrutiva, o tradutor, diante da impossibilidade de neutralidade do seu trabalho, é compreendido como coprodutor de sentido e assim está implicado. Na conclusão, o trabalho tradutório gera implicações teóricas e clínicas na leitura psicanalítica, e as versões de Trieb como instinto ou pulsão escancara isso. Assim, aposta-se que tanto tradutores quanto leitores estejam atentos e advertidos em sua leitura das implicações e problemáticas que perpassam as versões de Freud e que estejam, por fim, abertos às multiplicidades de edições como possibilidades de implicação de sentido e às polissemias do texto.

Biografia do Autor

Rayanne Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga (UFAL), Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Charles Elias Lang, Universidade Federal de Alagoas

Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica e professor titular do Instituto de Psicologia (IP/UFAL).

Ana Carolina do Rosário Correia, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (IP/UFAL).

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Amorim, R. C. da S., Lang, C. E., & Correia, A. C. do R. (2024). MODOS DE LER FREUD: UMA RENOVAÇÃO POSSÍVEL: WAYS OF READING FREUD: A POSSIBLE RENEWAL. Pensares Em Revista, (32), 132–154. https://doi.org/10.12957/pr.2024.87553

Edição

Seção

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ DOSSIER 32: READING, READER, READABILITY, READING COMPREHENSION IN A TRANSLATIONAL PERSPECTIVE