AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA O ENSINO

READING COMPREHENSION ASSESSMENT: RESEARCH CONTRIBUTIONS TO TEACHING

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.87536

Palabras clave:

Compreensão leitora, Escola, Avaliação, Teste ou Prova, Parâmetros

Resumen

A compreensão leitora é um construto ao qual a ciência da leitura se dedica há décadas, visando desenvolver modelos explicativos dos fatores constitutivos desta complexa competência e a relação entre eles, bem como explicar os processos implicados e sua influência no desempenho leitor. Neste artigo, decorrente de estudo de doutorado voltado ao estabelecimento de parâmetros, critérios e atributos para o desenvolvimento de instrumento para avaliação da compreensão leitora em pesquisas (Carvalho, 2022), objetiva-se, em perspectiva translacional, delinear aspectos relativos à avaliação dessa compreensão na escola. Trata-se de estudo teórico bibliográfico, focado nos modelos, teorias e abordagens de leitura aos quais a Psicolinguística recorre ao se aplicar em investigações dedicadas à aprendizagem e aos processos de leitura. Como resultado, indicamos alguns parâmetros essenciais plausíveis às avaliações escolares sobre aspectos da compreensão leitora para que elas possam ser consideradas confiáveis e relativamente precisas quanto ao que avaliam, quais sejam: fundamentação epistemológico-teórica coerente com a maneira como a leitura é abordada no contexto avaliado; definição do foco da avaliação com indicação da dimensão e da habilidade de compreensão de que trata a avaliação; definição do método de avaliação, com seleção ou elaboração de instrumento(s) de testagem; seleção/adaptação/criação de texto(s) base(s) a partir do(s) qual(is) os itens de testagem são elaborados; criação de rubrica para os itens do teste e definição de sistema de correção e interpretação dos resultados; garantia de acessibilidade incluindo toda a população testada.

 

Palavras-chave: Compreensão leitora. Escola. Avaliação. Teste ou Prova. Parâmetros.

Biografía del autor/a

Margarete Carvalho, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela UFSC; mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pelas Faculdades Integradas de Lages e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado de SC e em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba; cursou Teologia pelo Seminário e Instituto Bíblico Betânia (SEMIB). Tem experiência na área da Educação desde 1989.É servidora pública federal, desde 2010, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), lotada na Diretoria de Estatística e Informações Acadêmicas (DEIA/PROEN). Atualmente, desempenha a função de Procuradora Educacional Institucional na Pró-reitoria de Ensino do IFSC. Trabalha com revisão de textos acadêmicos desde 2010.

Ana Cláudia Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora voluntária do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutora em Linguística, na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Leitura (NEL / UFSC / CNPq), Grupo de Estudos de Alfabetização (GRUPA / UNESP / CNPq), Laboratório de Linguística na Escola (LALESC - UFSC / CNPq), ConCu - Conversas com currículos nos cotidianos das universidadescolas – CNPq) e Grupo de Estudos em Processamento Linguístico (GEPROL - UFPB / CNPq). Desenvolve pesquisas sobre leitura e compreensão, considerando aspectos de processamento, aprendizagem, ensino e avaliação, abarcando também o processo de alfabetização, e sobre formação de professores para ensino de leitura e escrita. 

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Publicado

2024-12-17

Cómo citar

Carvalho, M., & Souza, A. C. (2024). AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA O ENSINO: READING COMPREHENSION ASSESSMENT: RESEARCH CONTRIBUTIONS TO TEACHING. Pensares Em Revista, (32), 8–30. https://doi.org/10.12957/pr.2024.87536

Número

Sección

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ DOSSIER 32: READING, READER, READABILITY, READING COMPREHENSION IN A TRANSLATIONAL PERSPECTIVE