AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA O ENSINO
READING COMPREHENSION ASSESSMENT: RESEARCH CONTRIBUTIONS TO TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.87536Palabras clave:
Compreensão leitora, Escola, Avaliação, Teste ou Prova, ParâmetrosResumen
A compreensão leitora é um construto ao qual a ciência da leitura se dedica há décadas, visando desenvolver modelos explicativos dos fatores constitutivos desta complexa competência e a relação entre eles, bem como explicar os processos implicados e sua influência no desempenho leitor. Neste artigo, decorrente de estudo de doutorado voltado ao estabelecimento de parâmetros, critérios e atributos para o desenvolvimento de instrumento para avaliação da compreensão leitora em pesquisas (Carvalho, 2022), objetiva-se, em perspectiva translacional, delinear aspectos relativos à avaliação dessa compreensão na escola. Trata-se de estudo teórico bibliográfico, focado nos modelos, teorias e abordagens de leitura aos quais a Psicolinguística recorre ao se aplicar em investigações dedicadas à aprendizagem e aos processos de leitura. Como resultado, indicamos alguns parâmetros essenciais plausíveis às avaliações escolares sobre aspectos da compreensão leitora para que elas possam ser consideradas confiáveis e relativamente precisas quanto ao que avaliam, quais sejam: fundamentação epistemológico-teórica coerente com a maneira como a leitura é abordada no contexto avaliado; definição do foco da avaliação com indicação da dimensão e da habilidade de compreensão de que trata a avaliação; definição do método de avaliação, com seleção ou elaboração de instrumento(s) de testagem; seleção/adaptação/criação de texto(s) base(s) a partir do(s) qual(is) os itens de testagem são elaborados; criação de rubrica para os itens do teste e definição de sistema de correção e interpretação dos resultados; garantia de acessibilidade incluindo toda a população testada.
Palavras-chave: Compreensão leitora. Escola. Avaliação. Teste ou Prova. Parâmetros.
Citas
AFFLERBACH, P. P.; CHO, B.-Y. The Classroom Assessment of Reading. In: KAMIL, M. L.; PEARSON, D.; MOJE, E. B.; AFFLERBACH, P. P. Handbook of Reading Research. New York: Routledge, 2010. pp. 487-514. v. 4. E-book.
ALLIENDE, F.; CONDEMARÍN, M. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Educational and Psychological Testing. Washington, DC: American Psychological Association, Nacional Measurement in Education, 2014.
BUZAN, T. Ciência da leitura e bilinguismo: estabelecendo um diálogo com a escola brasileira. Revista da ABRALIN, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1500. Acesso em: 23 set. 2024.
CALDWELL, J. S. Comprehension assessment: a classroom guide. New York: Guilford, Press, 2008. E-book.
CARLETTO, A. C.; CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: um conceito para todos. São Paulo, 2008.
CARVALHO, M. G. M. de. Avaliação da compreensão leitora: parâmetros e critérios essenciais para a construção de instrumentos. 2022. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PLLG0877-T.pdf. Acesso em: 28 nov. 2024.
CHO, B. Y. Adolescents’ constructively responsive reading strategy use in a critical internet reading task. 2011. Tese (Doutorado) – Faculdade da Escola de Pós-Graduação, Universidade de Maryland, College Park, 2011.
COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FLETCHER, J. M. Measuring reading comprehension. Scientific Studies of Reading, [s. l.], n. 10, v. 3, p. 323-330, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228722986_Measuring_Reading_Comprehension. Acesso em: 20 dez. 2024.
GOODMAN, K. S. Unidade na leitura: um modelo psicolinguístico transacional. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, dez. 1991. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16125/10586. Acesso em: 30 abr. 2020.
HOOVER, W. A.; TUNMER, W. E. The components of reading. In: THOMPSON, G. B.; TUNMER, W. E.; NICHOLSON, T. (ed.). Reading Acquisition Processes. Phi-ladelphia: Multilingual Matters,1992.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA I. PISA 2018: Matriz de Letramento em Leitura: Versão Preliminar. Brasília, DF: MEC: INEP, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2018/pisa2018-matriz_referencia_leitura_traduzida.pdf. Acesso em: 01 jan. 2020.
KENEDY, E.; MENDES, L. S. Pesquisa em linguística formal e em psicolinguística: o GEPEX. In: ROSÁRIO, I. C.; MENDES, L. S. (org.). Teoria e análise linguística [recurso eletrônico] Niterói: Eduff, 2022. p. 15-37. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376830337_Pesquisas_em_linguistica_formal_e_em_psicolinguistica_o_GEPEX. Acesso em: 23 set. 2024.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo Contexto, 2008.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
MAIA, M. (org.). Psicolinguística e metacognição na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019.
MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri, SP: Minha Editora, 2013.
MORAIS, J. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
MORAIS, J.; KOLINSKI, R. Psicolinguística da leitura. In: MAIA, M. (org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015. p.45-58.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF ENGLISH. Standards for the assessment of reading and writing. Revised edition. Delaware: Joint Task Force on Assessment of the International Reading Association: National Council of Teachers of English, 2010.
OAKHILL, J.; CAIN, K.; ELBRO, C. Understanding and teaching reading comprehension: a handbook. Nova Iorque: Routledge, 2015.
PARIS, S. G.; LIPSON, M. Y.; WIXSON, K. K. Becoming a strategic reader. In: RUDDELL, R. B.; RUDDELL, M. R.; SINGER, H. (ed.). Theoretical models and processes of reading. 4. ed. Newark, Delaware: International Reading Association, 1994. p. 788-810. E-book.
PEARSON, P. D.; HAMM, D. N. The assessment of reading comprehension: a review of practices - past, present, and future. In: PARIS, S. G.; STAHL, S. A. Children's reading comprehension and assessment. [S. l.]: Center for Improvement of Early Reading Achievement: L. Erlbaum associates, 2005. p. 13-70. E-book.
PERFETTI, C.; HELDER, A. Progress in Reading Science: Word Identification, Comprehension and Universal Perspectives. In: SNOWLING, M.; HULME, C.; NATIONS, K. (ed.). The Science of Reading: a Handbook. 2. ed. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2022. p. 5-35.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PINTO, M. G. L. Uma breve abordagem à leitura e à escrita na perspectiva da Psicolinguística. In: SOUZA, A. C. et. al. (org.) Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. Florianópolis: Insular, 2019. p. 164-200. Disponível em: https://insular.com.br/produto/dialogos-linguisticos-para-a-leitura-e-a-escrita-nao- comercializado/. Acesso em: 28 fev. 2022. E-book.
PRIMI, R.; MUNIZ, M.; NUNES, C. H. S. S. Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. In: HUTZ, C. S. (org.). Avanços e polêmicas em avaliação psicológica: em homenagem a Jurema Alcides Cunha. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
RODRIGUES, É. S. O laboratório na escola e o desenvolvimento da metacognição linguística: uma experiência translacional com leitura. Linguística, Rio de Janeiro, v.16, n.1, p. 303-316, jan./mai. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/35358/20608. Acesso em 20 dez. 2024.
ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: IPF: Cortez, 1998.
SNOW, C. Reading for understanding: toward a research and development program in reading comprehension. Santa Monica, CA: RAND, 2002.
SOLÉ, I. Ler, leitura, compreensão: sempre falamos da mesma coisa? In: TEBEROSKY, A. et. al. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SOUZA, A. C. de. Leitura, produção de sentidos e ensino. Lendu – Linguagem, Ensino e Educação, [s. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/lendu/issue/view/122/showToc. Acesso em: 01 fev. 2018.
SOUZA, A. C. de. Cognição, aprendizagem e língua. In: SOUZA, A. C.; GARCIA, Wladimir A. da C. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP, CED:UFSC, 2012. p. 21- 106.
SOUZA, A. C. de; SEIMETZ-RODRIGUES, C. S.; WEIRICH, H. C. Ensinar a estudar ensinando a ler: potências dos roteiros de leitura. In: SOUZA, A. C. et. al. (org.) Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. Florianópolis: Insular, 2019. p. 164-200. Disponível em: https://insular.com.br/produto/dialogos-linguisticos-para-a-leitura-e-a-escrita-nao- comercializado/. Acesso em: 16 nov. 2020. E-book.
STEVENS, D. D.; LEVI, A. Introduction to rubrics: an assessment tool to save grading time, convey effective feedback, and promote student learning. Virginia: Stylus Publishing: LLC, 2005.
VIANA, F. L. et. al. O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, e227172, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782017000400229&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jul. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).