REFLEXÕES ACERCA DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO EM ESCOLAS NO CAMPO
REFLECTIONS ON THE USE OF COMICS IN TEACHING IN RURAL SCHOOLS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.87499Palavras-chave:
leitura, História em Quadrinhos, Educação no CampoResumo
O respectivo ensaio é parte dos resultados de uma pesquisa que focalizou o uso do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs) nas escolas rurais. Tem como ponto de partida a questão: como as professoras utilizam o gênero textual HQs na prática didático-pedagógica como instrumento de apropriação e de intervenção no mundo campesino? É parte de uma investigação mais ampla, de mestrado que contemplou, entre outros objetivos, analisar o potencial didático-pedagógico que tal gênero pode proporcionar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Para tal investigação nos subsidiamos em documentos como o da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997). Envolveu descrição e análise, em particular, de registros de atividades de ensino. Para tanto, partiu-se de relato de professoras, de escolas do mundo rural de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, acerca do uso das HQs nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pressupomos que as HQs, por apresentar características específicas com linguagem verbal e não verbal, podem ajudar na contextualização do mundo no campo. O uso das HQs na prática didático-pedagógico auxilia, potencialmente, para desenvolver as habilidades de leitura, compreensão textual, escrita e criatividade, de forma a colaborar no processo de ensino-aprendizagem, na formação de leitores críticos e participativos, bem como favorecer a construção e apropriação dos saberes pelos sujeitos do mundo campesino.
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