REFLEXÕES ACERCA DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO EM ESCOLAS NO CAMPO

REFLECTIONS ON THE USE OF COMICS IN TEACHING IN RURAL SCHOOLS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.87499

Palavras-chave:

leitura, História em Quadrinhos, Educação no Campo

Resumo

O respectivo ensaio é parte dos resultados de uma pesquisa que focalizou o uso do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs) nas escolas rurais. Tem como ponto de partida a questão: como as professoras utilizam o gênero textual HQs na prática didático-pedagógica como instrumento de apropriação e de intervenção no mundo campesino? É parte de uma investigação mais ampla, de mestrado que contemplou, entre outros objetivos, analisar o potencial didático-pedagógico que tal gênero pode proporcionar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Para tal investigação nos subsidiamos em documentos como o da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997). Envolveu descrição e análise, em particular, de registros de atividades de ensino. Para tanto, partiu-se de relato de professoras, de escolas do mundo rural de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, acerca do uso das HQs nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pressupomos que as HQs, por apresentar características específicas com linguagem verbal e não verbal, podem ajudar na contextualização do mundo no campo. O uso das HQs na prática didático-pedagógico auxilia, potencialmente, para desenvolver as habilidades de leitura, compreensão textual, escrita e criatividade, de forma a colaborar no processo de ensino-aprendizagem, na formação de leitores críticos e participativos, bem como favorecer a construção e apropriação dos saberes pelos sujeitos do mundo campesino.

Biografia do Autor

Francinete França de Melo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em Pedagogia pela UFPB e em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião de Lagoa de Roça, na Paraíba (PB). Atuou como colaboradora do Projeto de Extensão intitulado “Uso de jogos em turmas multisseriadas: ações extensivas voltadas para colaborar com a formação moral do Sujeito do Mundo Rural” (Programas de Bolsa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFPB), coordenado pela docente Nilvania dos Santos Silva.

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Psicologia Social, Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em Psicologia pela UFPB. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Credenciada, colaboradora, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Silva , F., & Silva, N. dos S. (2024). REFLEXÕES ACERCA DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO EM ESCOLAS NO CAMPO: REFLECTIONS ON THE USE OF COMICS IN TEACHING IN RURAL SCHOOLS. Pensares Em Revista, (32), 93–108. https://doi.org/10.12957/pr.2024.87499

Edição

Seção

DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL/ DOSSIER 32: READING, READER, READABILITY, READING COMPREHENSION IN A TRANSLATIONAL PERSPECTIVE