APRESENTAÇÃO / PRESENTATION

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.83990

Parole chiave:

Restrição de liberdade, Educação, Práticas artísticas, Ressocialização, Direitos Humanos, Remição de pena

Abstract

Apresentação do Dossiê 30 da Pensares em Revista, que  aborda processos educativos e artísticos desenvolvidos com adolescentes, jovens e adultos(as) em conflito com a lei/ em cumprimento de pena/ egressos(as) do sistema prisional. A proposta orientou-se pela busca de espaços de reflexão sobre a garantia de direitos ao conhecimento e à experiência estética durante e após o cumprimento de penas privativas de liberdade e de medidas socioeducativas que tenham culminado em restrição da liberdade. Nesse sentido, reúnem-se aqui resultados de pesquisas, registros de extensão universitária e estudos teóricos levados a efeitos no Brasil em perspectivas transdisciplinares. O conjunto de textos ultrapassa a tensão entre crime/ato infracional e castigo para pensar a importância da educação, da arte e da leitura, considerando-se as suas dimensões políticas, ontológicas e epistêmicas.

Biografia autore

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil.

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

Riferimenti bibliografici

BECKER, Howard. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro, Brasil: Zahar, 2009, pp. 402.

BRASIL. Lei de Execução Penal – Lei 7.210, de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210compilado.htm. Acesso em 12 out. 2023.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos (5 ed.). Rio de Janeiro, Brasil: Ouro sobre Azul, 2011. pp. 171-93.

ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIME (UNODC). Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos (Regras de Nelson Mandela. Viena: UNODC/Seção de Justiça, [2015]. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/Nelson_Mandela_Rules-P-ebook.pdf Acesso em 12 out. 2023.

HOOKS, b. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro, Brasil: Rosa dos Tempos, 2018, pp. 175.

MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA (MDHC). SINASE - Dados e indicadores. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/dados-e-indicadores/sinase Acesso em 12 out. 2023.

SAFATLE, Vladimir. Em um com o impulso: experiência estética e emancipação social. Bloco I. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica, 2022, pp. 181 (recurso eletrônico).

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES PENAIS (SISDEPEN). Relatório de Informações Penais. 14º ciclo - período de janeiro a junho de 2023. Brasília: SENAPPEN, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/senappen-lanca-levantamento-de-informacoes-penitenciarias-referentes-ao-primeiro-semestre-de-2023/relipen Acesso em 12 out. 2023.

Pubblicato

2024-04-30

Come citare

Oliveira, M. L. C. de, Pasche, M. E. G., & Alves, I. F. (2024). APRESENTAÇÃO / PRESENTATION. Pensares Em Revista, (30), 01–06. https://doi.org/10.12957/pr.2024.83990