EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS SENTENCIADOS POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / EDUCATION FOR FREEDOM: REFRAMING SENTENCED SPACES THROUGH UNIVERSITY OUTREACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.83284

Palavras-chave:

Extensão universitária, Privação de liberdade, Remição de pena pela leitura.

Resumo

O presente texto, fruto de um trabalho de conclusão de curso em uma universidade pública localizada em um contexto de insistência violência, busca ampliar o entendimento sobre como podemos ressignificar os espaços privados de liberdade, como as prisões, por meio de programas extensionistas que enfatizam a leitura, considerando o potencial transformador da leitura no contexto prisional. Para tanto, buscou problematizar sobre o papel da universidade e o da extensão, como interlocutores de práticas de educação para a liberdade, como sugere o título em uma perspectiva freireana, com vistas a efetivar a saída efetiva e significativa dos egressos do sistema prisional. Além disso, faz uma crítica à extensão como forma de assistencialismo, em que apenas a universidade demanda e dialoga para a sociedade, sem perceber e/ou considerar suas demandas. Com vistas a uma compreensão mais aprofundada dos desafios e das dinâmicas presentes no contexto prisional, a pesquisa, de natureza qualitativa, buscou referenciais bibliográficos e documentais, para o aprofundamento e para a projeção da temática na pauta da educação e da sociedade. Como resultados, o texto pretende se constituir como mais um debate que atualiza e destaca o reconhecimento do potencial da leitura para ressignificação do "mundo prisão" do detento, inclusive nos momentos posteriores ao cumprimento de pena – sendo, portanto, uma demonstração do que se faz possível em situação de efetiva liberdade.

Biografia do Autor

Fabrícia Vellasquez, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Português/Literaturas pela UERJ e graduação (bacharelado) em Serviço Social pela UFF. É Mestre em Educação pela UFRJ e em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV/RJ. Doutora em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ. Possui especializações nas áreas de Educação Especial (UNIRIO), em Literatura Infantojuvenil (UFF), em Serviço Social (UnB), em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (Fiocruz), em Gênero e Sexualidade (UERJ), em Planejamento, implementação e gestão da EAD (UFF) e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares.

Ana Beatriz da Conceição Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Extensão Educação para Liberdade. Tem experiência em educação, sociedade, educação prisional.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Vellasquez, F., & Rocha, A. B. da C. (2024). EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS SENTENCIADOS POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / EDUCATION FOR FREEDOM: REFRAMING SENTENCED SPACES THROUGH UNIVERSITY OUTREACH. Pensares Em Revista, (30), 93–109. https://doi.org/10.12957/pr.2024.83284

Edição

Seção

DOSSIÊ 30 - DA VOZ DE PRISÃO ÀS FALAS POR LIBERTAÇÃO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE / DOSSIER 30 - FROM THE VOICE OF IMPRISONMENT TO DISCOURSES FOR LIBERATION: ARTISTIC AND EDUCATIONAL PRACTICES IN CONTEXTS OF RESTRICTED FREEDOM