EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – ENTREVISTA COM ANA CLAÚDIA FERREIRA GODINHO / EDUCATION AS A HUMAN RIGHT IN CONTEXTS OF DEPRIVATION OF LIBERTY - INTERVIEW WITH ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.83280

Palavras-chave:

remição de pena, encarceramento, leitura, privação de liberdade

Resumo

Resumo: Entrevista realizada por Marcos Estevão Gomes Pasche e Isabella Faustino Alves com a professora Ana Claúdia Ferreira Godinho que aborda o percurso profissional da entevistada, bem como suas produções e reflexões sobre a educação em contextos de privação de liberdade. A entrevistada discute questões relacionadas às atividades de remição de pena pela leitura, ao papel da universidade no desenvolvimento de ações educativas em contextos de privação de liberdade e à educação como como direito humano. A professora defende que sejam implementda uma abordagem educacional direcionada à formação humana, buscando-se o desenvolvimento pleno das pessoas em privação de liberdade, de modo a contribuir em seus processos de ressocialização e sinaliza a existência de experiências exitosas nesse sentido.

Biografia do Autor

Ana Claúdia Ferreira Godinho , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UNIISINOS, 2012) e Mestre em Educação (UNISINOS, 2007). Pós-doutora em Educação (UFF, 2018). Professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGEDU/UFRGS . Coordenadora do grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos em Contextos Escolares e Não Escolares (CNPq). Coordenadora do projeto de pesquisa "Educação e Letramento em Espaços de Privação de Liberdade da Região Sul do Brasil" , que está articulado com o projeto de extensão Palavramundo - educação em contextos de privação de liberdade. Pesquisadora da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Políticas de Restrição e Privação de Liberdade. Membro do conselho editorial da Revista Educação e Ciências Sociais. Avaliadora ad hoc da Revista Brasileira de Educação - RBE.

Marcos Estevão Gomes Pasche , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

É graduado em Português-Literaturas (2006), mestre em Literatura Brasileira (2009) e doutor em Literatura Brasileira (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica, e crítico literário. De sua autoria, publicou De pedra e de carne (Confraria do Vento, 2012) e Cláudio Manuel da Costa, Série Essencial (Academia Brasileira de Letras e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2014). Organizou os volumes Melhores crônicas de Maria Julieta Drummond de Andrade (Global, 2012), Hoje é dia de hoje em dia: literatura brasileira da primeira década do século XXI (Multifoco, 2013, com Leonardo Barros Medeiros), Crítica literária na sala de aula: caderno de resenhas (EDUR, 2022) e Anatomias da meia-palavra: ensaios sobre a obra de José Paulo Paes (EDUFPR, 2022, com Henrique Duarte Neto). Pela UFRRJ, coordena o projeto de extensão Remição de Pena Pela Leitura, com atuação em unidades prisionais do Complexo do Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e da cidade de Japeri, na Baixada Fluminense. É também coordenador da Cooperação Técnica entre a UFRRJ e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ).

Isabella Faustino Alves, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (em regime de cotutela internacional). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas com Menção em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde também concluiu pós-graduação em Direitos Humanos. Especialista em Direito Constitucional e em Direito do Estado. Defensora Pública. Estudante pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa LADER/ Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense. Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas, vinculado à Escola Superior da Defensoria Pública do Tocantins. Autora das obras Direitos Humanos e Interconstitucionalidade: processos de abertura (D´Plácido, 2022), Direitos e exceção em ensaio(s): “Somos tod@s Guarani-Kaiowá?" (D´Plácido, 2023) e (Em) lume bravo (Urutau, 2024).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Godinho , A. C. F., Pasche , M. E. G., & Alves, I. F. (2024). EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – ENTREVISTA COM ANA CLAÚDIA FERREIRA GODINHO / EDUCATION AS A HUMAN RIGHT IN CONTEXTS OF DEPRIVATION OF LIBERTY - INTERVIEW WITH ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO. Pensares Em Revista, (30), 07–15. https://doi.org/10.12957/pr.2024.83280